Você já imaginou como seria o mundo sem os humanos?

Diz na Bíblia, mais especificamente no livro de “Gênesis”, que Deus criou o homem no sexto dia. E se Ele não tivesse cometido essa besteira ou se a evolução das espécies tivesse parado antes doHomo sapiens, como seria o nosso mundo hoje em dia?

A resposta parece um pouco complexa demais para ser respondida. Porém, um grupo de pesquisadores dinamarqueses da Universidade de Aarhus resolveu analisar como seria a Terra a partir da diversidade de grandes mamíferos (acima de 45 kg). O resultado pode ser visto no diagrama abaixo:

Através da imagem acima, podemos ver que a maior diversidade de mamíferos de grande porte seria na América do Sul e na América do Norte. Já a Austrália possuiria poucas espécies de grandes mamíferos, sendo a maior parte delas concentrada nas regiões litorâneas.

A Europa seria dominada por lobos, alces e ursos, mas teria espaço para rinocerontes e elefantes. A conclusão dos cientistas é que, de uma maneira geral, a Terra seria muito parecida com o Serengeti – um ecossistema africano, encontrado no norte da Tanzânia e no sudoeste do Quênia, que concentra cerca de 70 espécies de grandes mamíferos e mais de 500 tipos diferentes de aves.

Para efeito comparativo, você pode ver como é a diversidade de grandes mamífieros nos dias de hoje:

A atual grande concentração de mamíferos na África se deve mais à pouca ação predatória do homem nessa região do que pelo seu ecossistema, analisam os cientistas. Por isso, no gráfico divulgado acima, a maior variedade de mamíferos seria em regiões montanhosas, que ofereceriam um refúgio natural para esses animais.

Fonte: Megacurioso

Deixe uma resposta