Conheça a Farmácia Solidária para animais em Belo Horizonte

Uma campanha realizada para salvar um cãozinho resgatado acabou se tornando um projeto que hoje ajuda animais em situação de risco em Belo Horizonte e região. A “Farmácia Solidária” recolhe remédios e itens úteis para a recuperação e tratamento de cães e gatos resgatados das ruas da Grande BH.

Segundo a idealizadora do projeto, a administradora de empresas Márcia Moreira, de 33 anos, a iniciativa surgiu depois que uma amiga a procurou pedindo ajuda para conseguir medicamentos veterinários para o Fred, um cão resgatado em Matozinhos, na região metropolitana da capital. Ele estava com a saúde bastante debilitada e já muito fraco e, por isso, precisava de muitos remédios.

Foi então que Márcia teve a ideia de lançar uma campanha em uma rede social no final do ano passado pedindo doações de remédios que as pessoas não precisariam mais utilizar em seus bichinhos. E o resultado foi tão positivo que ela conseguiu mais do medicamentos do que o Fred precisava e daí veio a ideia de ajudar outros animais!

A partir daí, a administradora criou o projeto “Farmácia Solidária” e lançou uma página no Facebook, onde pede doações e recebe solicitações de pessoas que precisam de algum medicamento para o tratamento de um cão ou gato. No entanto, ela só libera os remédios mediante a apresentação da receita de um veterinário.

Levando- se em consideração que os medicamentos que sobram de um tratamento realizado em humanos ou em animais muitas vezes ficam esquecidos até vencerem e serem descartados, ficou evidente a importância de recolher a doação desses medicamentos como uma forma de auxiliar no tratamento veterinário e na consequente recuperação de animais resgatados das ruas, visto que estes geralmente já se encontram com a saúde muito debilitada.

O projeto também recolhe doação de itens pet como rações, comedouros, colares elizabetanos, caminhas, casinhas, coleiras, guias, cobertores, roupinhas, brinquedos, shampoos… Além de contribuir para minimizar o sofrimento e as condições de vida dos animais resgatados das ruas, a ação proposta pelo projeto também contribui para a sustentabilidade do meio ambiente, visto que muitos medicamentos são incinerados ou descartados de forma inadequada, causando um enorme prejuízo à natureza.

Vamos ajudar?

Para doar, as pessoas podem comparecer em algum dos pontos de apoio que a administradora mantém na capital mineira. Geralmente, esses pontos funcionam em petshops e as doações são deixadas em uma caixa com a marca do projeto. De tempos em tempos, Márcia passa em todos eles recolhendo o que foi entregue.

Já os interessados em adquirir os medicamentos da “Farmácia Solidária” podem entrar em contato pela página do projeto no Facebook e fazer uma solicitação. Se houver estoque do produto, Márcia combina uma forma de entregar o material à pessoa.

Fonte: Farmácia Solidária

Deixe uma resposta