Castração de gatos

Tire suas dúvidas sobre a castração de gatos

Um dos procedimentos mais comuns e que levanta muitas dúvidas em animais de estimação é a castração. Ela é necessária em muitos casos e, para além da reprodução animal, tem a ver com a saúde do seu bichano.

Alguns cuidados são necessários e se você tem um pet você deve, em algum momento, ter se questionado sobre esse assunto. Tire suas dúvidas sobre quando é necessário, quais os cuidados com machos e fêmeas e a importância do procedimento de castração de gatos. Confira!

O que é? Castração é um procedimento cirúrgico que envolve a retirada dos testículos (machos) e ovários e útero (fêmeas), com anestesia geral.

Cuidado com as fêmeas – No caso das fêmeas, o procedimento é mais delicado, pois envolve a abertura da cavidade abdominal (abdômen). Não é um procedimento complexo, mas envolve uma série de cuidados.

Natalidade – A castração é importante no controle de natalidade dos cães e gatos, especialmente nos grandes centros urbanos. Não há uma idade certa, no entanto, para controle de natalidade, caso o animal tenha risco de cruzamento fértil, ela pode ser realizada tanto em macho quanto em fêmeas a partir dos 6 meses.

Quando castrar? Por volta dos 10 meses, cadelas e gatas já entram no cio e podem engravidar. Outro ponto importante: as fêmeas que têm tendência a apresentar tumores mamários, a retirada dos ovários antes do primeiro cio diminui significativamente a possibilidade da doença.

Fonte: Portal Alto Astral

Deixe uma resposta