Tipos de formigas

Tipos de formigas: características e fotos

As formigas são insetos comuns que existem em diferentes variedades. Elas se distinguem pela surpreendente organização já que as colônias se coordenam em torno de uma rainha e, as formigas trabalhadoras têm funções definidas. Você sabe quantos tipos de formigas existem?

Características das formigas

As formigas estão entre os insetos mais antigos e comuns do mundo. São capazes de sobreviver a quase todos os habitats e, em algumas ocasiões, as colônias são tão grandes que acabam se tornando pragas muito difíceis de controlar.

Mas, quantas espécies de formigas existem no mundo? Estima-se que existem cerca de 20.000 espécies de formigas. Apesar de cada uma das espécies apresentem comportamentos e características diferentes, existem vários elementos comuns entre elas. Como por exemplo:

  • Alimentação: a maioria das espécies de formigas se alimentam de sucos naturais proveniente das frutas e flores, enquanto outros tipos de formigas se alimentam de plantas. Além disso, existem algumas espécies carnívoras que consomem animais mortos, como moscas e baratas.
  • Habitat e convivência: os diversos tipos de formigas vivem por todo o mundo, exceto na Antártida e algumas ilhas remotas. Costumam construir formigueiros na terra e madeira, apesar de também se organizarem em paredes de casas e edifícios. Todas as espécies vivem em colônias que alcançam até 10.000 membros. Na maioria dos formigueiros apenas existe uma rainha, apesar de determinas espécies ser possível encontrar duas ou três rainhas.
  • Período de vida: a longevidade de uma formiga depende da sua espécie mas, a maioria delas vivem apenas uns quatro meses e, como máximo, podem alcançar um ano de vida.
  • Comportamento e organização das formigas: as formigas são animais muito sociáveis e, ao mesmo tempo, muito organizados. Graças a isso, existem diferentes tipos de formigas em uma colônia. Dividem o trabalho de maneira tão organizada, que cada membro tem uma função específica para desenvolver. O objetivo é garantir o bem estar da colônia e a proteção de cada um dos membros. Além disso, são muito ciumentas com seus lares, ou seja, não admitem outros tipos de formigas em uma determinada colônia.

Tipos de formigas venenosas

As formigas se defendem através das mordidas. Podem ser pouco significativas para as pessoas mas, letais para certos animais, principalmente insetos. Apesar disso, existe uma grande variedade tipos de formigas venenosas, das quais desencadeiam complicações ou provocam morte.

Confira abaixo alguns tipos de formigas venenosas.

Formiga-cabo-verde

A formiga-cabo-verde, também conhecida por formiga bala ou Paraponera clavata, pode ser encontrada em países como Brasil, Nicarágua, Paraguai, Venezuela e Honduras. É conhecida pelo nome de formiga bala por causa da dor da sua mordida, muito similar ao que provoca um impacto de bala. É considerada trinta vezes mais dolorosa que a picada de uma vespa. Após a picadura de uma formiga-cabo-verde, a região fica avermelhada, pode causar calafrios, sudorese e até persa de sensibilidade do membro afetado.

Tipos de formigas: características e fotos - Formiga-cabo-verde

Formiga bulldog

formiga bulldog, também conhecida como formiga gigante australiana ou Myrmecia, pode ser encontrada na Austrália e Nova Caledônia. Caracteriza-se por ter uma enorme mandíbula amarela, além de tonalidades avermelhadas e marrom. Possui um veneno potente capaz de gerar uma poderosa queimada na pele que pode deixar marcas permanentes.

Tipos de formigas: características e fotos - Formiga bulldog

Formiga-de-fogo

A formiga-de-fogo ou Solenopsis richteri apresenta uma profunda cor preta com tonalidades avermelhadas, como indica o seu nome. Ela se distingue pelo comportamento especialmente agressivo porém, não costumam atacar os humanos, a menos que provoquem. A picada de formiga de fogo possui uma mordida muito forte e venenosa, capaz de causar uma dor muito incômoda e persistente, parecida com a picada de uma vespa.

Tipos de formigas: características e fotos - Formiga-de-fogo

Imagem: Reprodução/mississippientomologicalmuseum.org.msstate.edu/

Formiga africana

formiga africana, também conhecida como Pachycondyla analis o Megaponera foetens, é uma das espécies mais perigosas do mundo e habita o Senegal, Serra Leoa, Nigéria, Gana, Camarões e Togo. Medem entre 18 e 5 mm e possuem ferrão e uma mandíbula forte triangular, capaz de furar a pele humana. O veneno neurotóxico é especialmente potente e, por isso, conseguem paralisar as vítimas.

Tipos de formigas: características e fotos - Formiga africana

Tipos de formigas domésticas

Existem milhões de formigas em todo o mundo, pertencentes a vários tipos de espécies que foram registrados. No entanto, nem todas são formigas venenosas. De forma geral, os tipos de formas domésticas costumam ser inofensivas e suas eventuais mordidas não representam um problema para os humanos.

A seguir, confira algumas das espécies de formigas mais presentes ao redor do mundo.

Formiga carpinteira

formiga carpinteira pertence ao gênero de componutus, uma espécie que habita América, Europa e África. Tem esse nome porque constrói seus ninhos na madeira, o que pode trazer consequências devastadoras para o meio ambiente, as colônias se expandem e provocam danos extensivos nas estruturas das árvores. Em geral, as formigas carpinteiras se refugiam na madeira podre para fazer os seus ninhos, já que reúne condições adequadas de umidade e temperatura para se manter com vida.

São polimorfas, o que significa que todos os indivíduos apresentam diversos tamanhos. Suas cores podem variar entre preto, vermelho e marrom escuro. Com relação à alimentação, não comem madeira, sua dieta é baseada em insetos mortos, substâncias doces das plantas, flores e frutos e também, carne e gordura.

Tipos de formigas: características e fotos - Formiga carpinteira

Formiga-Argentina

formiga-argentina ou Linepithema humile é endêmica da Argentina, Paraguai e Uruguai. Atualmente encontra-se distribuída em muitos outros países devido a ação humana, sendo considerada uma praga. Mede entre 2 e 3 mm, mas são especialmente agressivas, realizando batalhas pelo controle de território, cobrindo grandes extensões. Sua ação provoca morte das espécies nativas da região que invadem, causando mudanças irreversíveis ao ecossistema.

Tipos de formigas: características e fotos - Formiga-Argentina

Imagem: Reprodução/ezsa.es/

Formiga-cortadeira

É denominada “formiga cortadora de folhas” há mais de 40 espécies pertencentes ao gênero Atta e Acromyrmex. Caracteriza-se principalmente pela extrema organização social, já que a colônia se divide em diferentes classes conhecidas como castas, ou seja, existe a rainha, os soldados, as forrageiras e as jardineiras. Na colônia de formiga-cortadeira, cada individuo tem um objetivo específico para cumprir, começando pela rainha, da qual se encarrega de buscar ninhos e de se reproduzir.

Enquanto os soldados protegem a colônia das ameaças externas, as forrageiras se encarregam de escavar túneis e buscar alimento para as outras formigas. As jardineiras, se encarregam de atender ao cultivo de fungos, larvas e ovos em desenvolvimento. Essa espécie de formiga se encontra desde o Panamá até o norte da Argentina. Pode causar grandes danos econômicos, já que ataca diversos tipos de plantas e cultivos como a mandioca, milho e cana de açúcar.

Tipos de formigas: características e fotos - Formiga-cortadeira

Tapinoma sessile

formiga Tapinoma sessile ou formiga caseira malcheirosa, também é conhecida como a formiga do açúcar ou formiga do coco. É nativa dos Estados Unidos e deve o seu nome pelo cheiro forte que solta quando é amassada. Esse tipo de formiga caseira constrói o seu lar em baixo de pedras, troncos, escombros ou outros objetos, incluindo gretas das pedras e solos.

A espécie não possui um horário para realizar a busca de alimento, podem fazer a qualquer hora do dia. A dieta consiste em frutas, insetos e néctar. A população de formigas caseiras malcheirosas podem se tornar uma praga se não forem controladas as condições em que se propagam as colônias.

Tipos de formigas: características e fotos - Tapinoma sessile

Imagem: Reprodução/https://ircimg.net/

Formiga da madeira

formiga da madeira, Formica rufa ou formiga europeia vermelha, é muito comum na Europa. Cria colônias grandes e visíveis em bosques frondosos, no qual habita cerca de 200.000 indivíduos. São animais onívoros, alimentando-se de animais invertebrados, fungos e vegetais. São capazes de realizar fortes mordidas.

Tipos de formigas: características e fotos - Formiga da madeira

Messor barbarus

A formiga Messor barbarus está presente na Espanha, Itália, França e Marrocos. Cria ninhos no chão e são animais exclusivamente granívoros. Essa espécie se destaca pela higiene, pois estão constantemente limpando a si mesmas e ao ninho. Outra característica que se destaca bastante nesse tipo de formiga é o tamanho da cabeça.

Tipos de formigas: características e fotos - Messor barbarus

Deixe uma resposta