Apesar dos felinos serem muito higiênicos e de passarem o dia todo se lambendo, existe uma parte do corpo deles que eles não limpam: os dentes. Além da ração, que exerce a tarefa da limpeza, é fundamental que os donos se encarreguem de limpar os dentes dos seus gatinhos. Neste artigo, diremos como.
Como limpar os dentes do gato?
É preciso cuidar dos dentes dos gatos, assim como dos seus pelos. No entanto, a maioria dos donos não sabe como limpá-los corretamente. Uma má escovação oral, além de poder provocar tártaro ou inflamação nas gengivas, também podem agravar doenças como diabetes em gatos adultos ou idosos.
Entre as doenças típicas que aparecem na boca do gato, encontra-se a reabsorção dentária. Trata-se de uma inflamação nos tecidos e na pele do gato, fragilizando os dentes e, até mesmo, causando a sua perda. A gengivite também é muito comum. É possível notar que as gengivas ficam avermelhadas e, em muitos casos, apresentam um sangramento.
Como os gatos não sabem limpar os dentes sozinhos, os donos devem ajudá-los. Além disso, é preciso oferecer-lhes certos alimentos que complementem a sua higiene oral. A ração é feita para manter os dentes saudáveis e limpos. É preciso que eles mastiguem bem para que o alimento friccione os dentes e tire o tártaro ou os restos de comida.
Caso você dê comida úmida, não irá acontecer o mesmo que ocorre quando o gatinho come o alimento sem triturá-lo. Recomenda-se mudar a alimentação e prestar atenção aos seus hábitos. Algumas marcas de ração são mais aconselháveis para gatos com tártaro ou com outros problemas bucais. Inclusive, são vendidas “guloseimas” pensadas especialmente para tais fins.
Fonte: Meus Animais