Removendo urina de animais de seus tapetes e carpetes

Seu bichinho lhe deixou um presente de novo? Ou você encontrou uma surpresa antiga quando foi mudar os móveis de lugar? Não importa quando o ato foi cometido, saiba que pode recuperar a glória de seu carpete ou superfície. Tudo o que precisa é de um pouco de conhecimento de limpeza e de um tantinho de trabalho. Só porque tem um bicho de estimação, isso não quer dizer que precisa sacrificar sua bela casa. Pode aprender como cuidar de manchas novas e velhas usando remédios caseiros para deixar sua casa limpa.

Limpando manchas novas

Absorva a sujeira. Use toalhas de papel ou lenços umedecidos empilhados e cobertos por algum peso para absorver rapidamente as poças novas. Passe as toalhas sob água limpa, torça-as para que fiquem úmidas, mas não pingando, e coloque-as sobre a mancha toda. Ponha algo pesado em cima, como latas de comida, um par de sapatos ou um livro. A umidade ajudará a absorver a urina, enquanto o peso apertará a toalha no carpete. Deixe por pelo menos 10 minutos.

Se o ponto já estava molhado há mais de 10 minutos, provavelmente já foi absorvido pelo tapete. Use uma toalha 50% mais larga do que a área da mancha visível e utilize mais toalhas, mais água e mais peso.

Umedeça o local novamente com água. Depois que levantar a toalha, despeje uma pequena quantidade de água fria em cima do ponto de novo. Comece despejando um pouco fora do perímetro da mancha e siga devagar em direção ao centro. Isso vai evitar que a água espalhe a urina ainda mais em um círculo maior. Deixe o líquido penetrar na mancha por cerca de um minuto.

Borrife limpador de enzimas sobre a área. Atóxicos e eficazes, os limpadores enzimáticos trabalham quebrando as manchas em seus elementos básicos e eliminando os componentes que criam cheiros e nódoas. Usar um limpador desse tipo é a melhor maneira de ajudar a quebrar as proteínas que sobraram da urina, removendo o cheiro e o impulso do animal de urinar no mesmo local de novo.

Coloque outra toalha para absorver o limpador. Depois de encharcar o local com o produto, siga o mesmo procedimento anterior e coloque uma toalha sobre o limpador para absorvê-lo e limpar bem a área. Ponha um objeto pesado sobre a toalha e deixe.

Deixe a toalha no local durante a noite. Quando a tirar de manhã, a mancha visível, bem como o cheiro, deverão ter saído.

Limpando manchas antigas

Encontre as manchas antigas. Você pode ter uma ideia geral de onde elas podem estar a partir do cheiro. Se achar que pode haver manchas velhas no local, explore-o em movimentos de varrer, afastando-se cada vez mais do lugar malcheiroso em geral. A urina que está procurando deverá ser de cor amarela ou esverdeada. Tente olhar os seguintes locais:

  • Estantes
  • Móveis
  • Decorações de tecido
  • Dentro de aberturas e respiradouros
  • Objetos que pareçam ter buracos, como aquecedores portáteis
  • Roupas que seu gato possa acessar
  • Outras áreas pequenas nas quais seu gato possa entrar

Considere usar luzes ultravioleta para explorar melhor. Se estiver procurando ser mais abrangente, compre uma luz negra fluorescente ou uma luz ultravioleta portátil. Procure por uma lâmpada longa para que possa cobrir mais piso de cada vez, de preferência com mais de 30 cm. Lâmpadas baratas com invólucro incluso podem ser encontradas na maioria das lojas de ferragens. Embora as pet shops vendam as luzes também, elas costumam ser menores e mais caras nesses lugares. Também podem ser compradas online por um preço razoável, dependendo de quanto tempo você aguenta esperar convivendo com o cheiro.

Procure à noite ou na escuridão completa. A urina de animal pode ser difícil de ver, especialmente depois de um tempo, portanto maximize seus esforços de busca se aproveitando da escuridão. Espere até a noite ou deixe o cômodo o mais escuro possível.

Marque cada ponto que encontrar. Se estiver numa guerra contra as manchas, garanta que não vai esquecer onde elas estão. Deixe um rolo de fita para pintura colorida por perto enquanto procura e marque cada ponto que precisa ser limpo com uma tira de fita pequena. Depois que encontrar todas as manchas que quer limpar, volte com seus materiais de limpeza e ache os pontos facilmente.

Tente começar com um limpador enzimático. Umedeça a área com água fria destilada, despejando uma pequena quantidade ao redor do perímetro da mancha e se movendo do lado de fora dela até o centro. Borrife um limpador enzimático no local molhado e deixe ficar durante a noite. Se estiver limpando um carpete de lã, veja se o limpador é seguro para ser usado nesse material.

Umedeça toalhas de papel ou de pano com água fria e coloque-as sobre o local. Ponha um objeto pesado sobre as toalhas molhadas e deixe durante a noite. Quando remover tudo de manhã, poderá avaliar se precisa ou não de medidas mais extremas.

Limpe as manchas antigas a vapor. Um limpador alugado pode produzir vapor quente o suficiente para sanitizar o carpete, depois do que a água pode ser absorvida de novo. Como alternativa, se o local da mancha for grande ou ela for forte, você pode chamar um profissional para cuidar do processo.

Tente limpar sem detergente primeiro. Se descobrir que a mancha ainda não saiu, pergunte para os vendedores do local onde alugou a ferramenta o que eles recomendam e tente usar o mínimo de detergente possível.

A lã pode ser danificada por limpadores a vapor assim como um suéter desse material encolhe quando lavado na água quente. Se a mancha estiver num carpete de lã que não quer danificar, chame um profissional.

Use a oxidação, se necessário. Uma alternativa ao uso de um limpador a vapor é oxidar a mancha. Os produtos que liberam oxigênio são bons removedores de cheiros, e você pode fazer uma solução em casa. Misture até 2,5 g de água sanitária com 950 ml de água destilada. Faça um teste num local normalmente escondido do carpete para ter certeza de que não vai prejudicar a cor. Depois, sature a área e deixe a solução ficar no carpete por pelo menos 10 minutos.

Atenção: Os produtos oxidantes nunca devem ser usados em lã ou seda. Esse tratamento só serve para fibras sintéticas.

Fonte: Wikihow

 

Deixe uma resposta