Raças de cães – Pastor Alemão

Pastor Alemão, ou Pastor Capa Preta, tem sido uma raça muito utilizada pelos seres humanos, seja em serviços humanitários dos mais variados – incluindo sua atuação como cão policial, na assistência de resgates ou como um verdadeiro detector de bombas e drogas por meio do seu faro – ou no cinema, onde já foi protagonista de filmes que se transformaram em grandes clássicos.

>>>>> Quer saber mais sobre algum animal ou raça específica? Basta solicitar nos comentários! <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Origem

Os antepassados do Pastor Alemão existiam por diferentes zonas da Alemanha há vários séculos, eram cães de morfologias muito diferentes, e que se mostravam de acordo com a região em que se encontravam. Não foi até o final do século XIX que um oficial de cavalaria prusiano, Von Stephanitz, definiu e desenvolveu o padrão da raça.

Embora a teoria descrita acima seja tida como verdadeira por muitos dos estudiosos do ramo, a história do surgimento dos Pastores Alemães conta com diferentes versões. Em meio há diferentes histórias, há quem defenda a idéia de que a raça é proveniente da denominada idade do bronze (cerca de sete mil anos antes de Cristo), sendo encontrada pela primeira vez no continente asiático e, a partir disso, se popularizando por toda a Europa.

Neste mesmo contexto – que dá forma à teoria mais conhecida e aceita no que se refere ao surgimento do Pastor Alemão – é indicado que a raça teria sido reconhecida pela primeira vez nas regiões de Turingia e Wüttenberg, na Alemanha; onde sua grande capacidade já teria sido notada, fazendo com que os cães da raça atuassem como guardiões de gado.

Em função das suas habilidades típicas de um cão de pastoreio, a origem do Pastor Alemão também é explicada por muitos como o produto de uma série de cruzamentos entre lobos e cachorros domésticos, resultando nesta raça que engloba coragem, agilidade e, em muitos casos, docilidade.

Comportamento

O Pastor Capa Preta é vivo, atento, obediente e seguro de si mesmo. É muito inteligente e tem uma alta capacidade de compreensão – ocupando, inclusive, o terceiro lugar no ranking das raças de cães mais inteligentes em todo o mundo. Não costuma ser medroso, sensível ou brando, mas gosta de receber elogios e carinhos de seu dono. É um cão vigilante e um pouco desconfiado com estranhos.

Por ser extremamente atento – além de competente em situações em que é preciso contar com o senso aguçado de um farejador – o Pastor Alemão é, hoje, uma das raças caninas mais utilizadas em trabalhos de cunho policial; servindo como um excelente cão de guarda ou farejador, sendo usado como parte ativa de trabalhos que envolvem resgates de pessoas ou buscas por desaparecidos.

Seu faro preciso também fez com que a raça passasse a ser usada como ferramenta para descobrir traficantes de drogas ou pessoas carregando artefatos explosivos em aeroportos, por exemplo – e até hoje os Pastores são grandes companheiros da polícia brasileira, auxiliando-a nesse tipo de trabalho e, ainda, em situações onde é necessária a presença de um defensor.

Seu poder de ataque é bastante grande, no entanto, os cães da raça devem ser devidamente treinados para que se tornem defensores exímios – já que, dependendo da sua criação, este animal pode tanto ser um cão adulto muito violento e agressivo como um cachorro extremamente dócil e calmo.

Ainda que se deem muito bem com as crianças, às vezes não sabem medir sua força, e esta é mais uma prova de que o adestramento é fundamental na vida do cão Pastor Alemão – que, devidamente treinado, pode viver na mais plena harmonia com famílias grandes ou pequenas com os componentes das mais variadas idades (incluindo idosos e bebês).

Facilmente treinado (já que é muito inteligente), a raça é absolutamente fiel aos seus donos, obedecendo à todos os comandos ordenados por seus proprietários sem pestanejar. Vale a pena lembrar que o seu adestramento do Pastor Alemão é mais eficiente e prático quando iniciado na fase de filhote do animal; pois, com o tempo, os exemplares da raça tendem a se tornar muito protetores em relação ao seus familiares, e isso pode aumentar a chance de eu acidentes envolvendo ataques ocorram – além de dificultar um pouco o processo de aprendizado para que o cão seja mais tranqüilo e menos agressivo em relação à pessoas desconhecidas.

Aspecto

O Pastor Alemão é um cão grande, forte, robusto e musculoso. Tem estrutura sólida e de ossos secos. Tem orelhas de tamanho mediano, retas e que acabam em ponta. A cauda é grossa e peluda e se estende pelo menos até o jarrete – regão do ‘calcanhar, onde a pelagem costuma ser ligeiramente mais longa em comparação ao restante do corpo do animal. O Pastor Alemão pode ser de pelo duro, de pelo longo e duro ou de pelo longo.

Com exceção do branco, quase todo tipo de coloração pode estar presente na pelagem dos cães da raça Pastor Alemão, sendo que preto, marrom avermelhado e cinza são as mais comuns. No caso do Pastor Capa Preta, sua cobertura é caramelada em quase toda a parte inferior do corpo, sendo a parte superior preenchida pela cor preta, dando origem ao termo ‘capa preta’.

Quando filhotes, os Pastores têm olhos de coloração azulada, sendo que a cor vai ficando mais escura à medida que o cachorro envelhece, tornando-se amendoados. Donos de um porte grande, os cães da raça podem pesar até 42 quilos quando machos, sendo que o peso das fêmeas é um pouco menor, e varia entre 22 e 32 quilos. A altura do Pastor Alemão também destaca diferenças quanto ao gênero e, enquanto os machos podem medir até 65 centímetros de altura, as fêmeas alcançam uma média de 60 centímetros.

Cuidados específicos

O Pastor Capa Preta necessita de grandes espaços para descarregar a necessidade de fazer exercício físico diariamente. Não é um cão adequado para viver dentro de casa, mas é muito adaptável e pode chegar a se acostumar com a vida do lado de dentro – no entanto, isso não significa que sua vida possa ser saudável sem a prática constante de exercícios, e os donos de cães da raça devem ter em mente a necessidade de separar algum tempo diário pra que seus cães Pastores possam descarregar sua energia.

Além dos passeios diários, é recomendado que sejam proporcionadas sessões de brincadeiras com o Pastor Alemão – já que o cães da raça adoram ser incentivados à praticar as mais diversas atividades físicas.

Saúde

Devido à popularidade do Pastor Alemão e em consequência, a criação em excesso da raça, as doenças e defeitos foram aumentando com os anos. O maior problema que foi detectado é de comportamento, junto com a displasia coxofemural e de cotovelos, problemas ósseos/articulares, problemas oculares, torção de estomago e epilepsia.

Fonte: CachorroGato

Deixe uma resposta