Qual a frequência de banho nos cães?

A hora do banho é sempre uma aventura para os bichanos. Os que gostam, querem ficar por muito tempo embaixo da água (ainda mais em dias quentes). Os que não suportam, fogem do chuveiro como se fosse coisa do outro mundo!

Sabemos, no entanto, que a saúde do animal depende diretamente da higiene dele e do ambiente em que ele está. Por isso, o banho é um momento muito importante!

Mas qual a frequência ideal? O que não fazer? Em casa ou no pet shop? Nosso consultor em pets, Marcos Eduardo Fernandes, separou algumas dicas para sanar suas dúvidas!

Banhos no calor: não há uma regra específica para banhos no calor, pois depende da raça, tamanho do pêlo, tendência a doenças de pele e outros fatores. (FOTO: PIXABAY IMAGES)
Frequência: no geral, a frequência de banho é semanal e no inverno é quinzenal. O importante é ter alguns cuidados. (FOTO: PIXABAY IMAGES)
Banhos no pet shop: animais grandes ou com pelos muito longos, preferencialmente, devem ser levados a um pet shop para que seja feita uma escovação com qualidade e uma secagem completa para não causar lesões de pele. (FOTO: PIXABAY IMAGES)
Banho em casa: se preferir assim, faça isso sempre na parte da manhã e use água morna ou fria, pois os animais têm dificuldade de perder calor e, caso a sua temperatura corporal suba muito, eles podem ter um quadro de hipertermia (excesso de temperatura). (FOTO: PIXABAY IMAGES)
Xampu e secagem: prefira sempre xampu neutro e seque com secador na temperatura morna ou fria; nunca quente. (FOTO: PIXABAY IMAGES)

Lembre-se de manter a casinha do seu animal limpa e arejada. Além disso, confira sempre se não há carrapatos ou animais peçonhentos como escorpiões por perto. Se notar alguma alteração brusca no comportamento do animal, não hesite em levá-lo ao veterinário para saber se há algo de errado.

Fonte: Portal Alto Astral

Deixe uma resposta