calopsita arrancando as penas

Por que minha calopsita está arrancando as penas?

As calopsitas são conhecidas por muitos, ficaram queridas por serem dóceis, são curiosas e aventureiras, por isso podem exercer vários comportamentos curiosos, e um deles (negativo) é arrancar as próprias penas. Veja a seguir os motivos que podem levar a este comportamento.

A Calopsita pode estar na fase de troca de penas

As calopsita passam por fases de muda de penas, que ocorrem pelo menos duas vezes ao ano. Nessa fase, muitas penas caem e é algo comum. Para que você consiga diferenciar se ela esta em fase de muda de penas ou se ela está arrancando suas próprias penasvocê precisar ver se contém algum sangue nas penas que caíram, porque durante a fase de muda, as penas caem com muita facilidade, pois é uma troca de penas, assim como nos cachorros ocorre a troca de pelo. Então se você perceber que contém sangue nas penas que estão caindo, então sim, a calopsita está arrancando as penas. Além de que, se caso ela esteja arrancando suas penas, você notara a falha de penas.

calopsita arrancando penas

Picacismo

Você já ouviu falar do picacismo? O picacismo é um comportamento presente em aves, que leva a ave arrancar suas próprias penas e até se automutilar, na maioria dos casos, aquelas que são mantidas em cativeiro. O objetivo da ave com tal comportamento, é principalmente o de chamar a atenção.

Por que a Calopsita arranca suas penas?

Se ela não estiver na época de muda, a principal causa da automutilação é o estresse. Os fatores que podem causar estresse na ave podem ser: a mudança de ambiente, sentimento de abandono, solidão, locais movimentados ou muito barulhentos. É importante que você entenda o problema que está causando a automutilação da ave, pois cada um tem uma resolução diferente.

calopsita arrancando penas

Mudança de ambiente

As calopsita, assim como qualquer outro animal, podem sentir medo e ter uma certa dificuldade em se adaptar em novos ambientes. Então, se a calopsita precisar se adaptar a lugares diferentes com uma grande frequência, ela pode começar a se sentir mais estressada. Não é indicado que essa troca de ambiente aconteça com frequência, mas se não houver outra solução, você pode adicionar vitaminas na água da sua calopsita para que ela possa melhorar sua imunidade. Certamente, isso não diminuirá o estresse dela, mas irá ajudar a manter uma saúde adequada. Um dos produtos indicados para esse caso, é o Glicopan Gold, que além de estimular o apetite, contém vitaminas do complexo B, além de melhorar a disposição e dar mais energia a ave.

Falta de atenção do dono

Um motivo para ela estar arrancando as penas também pode ser para conquistar a atenção de seu dono. As calopsita são animais que não vivem bem sozinhas, elas gostam do contato físico, carinho e precisam de atenção! Caso você tenha a comprado, mas não está conseguindo encontrar tempo para ficar com ela, você pode comprar uma segunda ave, não necessariamente precisa ser outra calopsita, apenas alguma ave para que possa lhe fazer companhia, mas se nada disso for possível, recomendamos que doe seu pet para quem tenha disponibilidade.

minha calopsita esta tremendo

Lugares muito agitados

Lugares movimentados e muito barulhentos podem estressá-las, as calopsita são adequadas a viverem em ambientes tranquilos, nesse caso, tente adaptar o ambiente em que você vai deixá-la. Procure um ambiente que seja mais silencioso, assim evitará o estresse.

Desequilíbrio na alimentação

A boa alimentação do animal é essencial para sua saúde. Algumas pessoas preferem alimentá-las apenas com sementes de girassol, por serem mais baratas e isso implica na saúde da calopsita, pois as sementes de girassol são muito gordurosas e dificultam a absorção de outros nutrientes, é importante que exista uma variedade nas sementes e que tenha a opção de frutas e legumes em sua alimentação.

alimentção

Descubra a causa e resolva a causa

Embora existam tratamentos farmacêuticos, quando sua calopsita estiver arrancando suas penas, o melhor a se fazer é descobrir a causa, analisando o ambiente. Algumas pessoas pensam que comprar uma grande quantidade de brinquedos irá resolver, mas não! Caso nada resolva, então você vai procurar um veterinário e ele saberá o melhor a se fazer!

Fonte: Sobre seu pet

Deixe uma resposta