Mantenha as formigas longe da comida de seu animal de estimação

Quando as formigas invadem a comida do seu animal de estimação, o bichinho pode se recusar a comer. Descubra como cuidar desse problema e evitá-lo no futuro.

Quando falamos em bichinhos de estimação, estamos sendo genéricos, pois você pode incluir pássaros, esquilos e outros animais exóticos também. O segredo é criar uma barreira química segura que as formigas não poderão ultrapassar e que não seja prejudicial ao seu bichinho ou qualquer animal que deseja alimentar.

Guarde comida extra em recipientes fechados. Latas de café, saquinhos zip-lock, tupperware, ou qualquer outro recipiente onde as formigas não entrem. Às vezes é necessário colocar um recipiente dentro de outro. Em situações mais severas, você terá que congelar a comida.

Remova as formigas existentes. Caso as formigas já estejam na comida, cubra o prato e coloque-o no freezer por aproximadamente duas horas. As formigas vão congelar e morrer, e você salvará a comida. Coloque a comida em um coador, sobre a pia, e chacoalhe até que não caia mais nenhuma formiga. Dessa forma você não precisará desperdiçar a comida, pois pode servi-la novamente.

Mantenha o local de alimentação de seu animal sempre limpo e verifique se não há nenhuma migalha ou resto de comida no chão. As migalhas atraem as formigas de volta. Limpe toda a área com água e sabão, ou com um detergente forte. O sabão vai remover o odor da comida que possa ter caído no chão. Após algumas horas, volte e lave novamente só com água, para remover o cheiro dos produtos químicos.

Coloque o prato de comida limpo sobre uma panela de água (como se fosse cozinhar em banho maria). A água vai manter as formigas longe. Além disso, você pode pegar dois pratos, um levemente maior que o outro. Usando cola industrial, prenda um prato sobre o outro com um tijolo ou pedra, colocando o prato maior embaixo do prato menor. Depois que a cola secar, coloque água no prato maior. A água age como um fosso, mantendo as formigas longe do prato. O tijolo evita que os pratos se choquem, derrubando água no chão.

Uma boa forma de enganar as formigas é colocar a comida em um lugar diferente da casa por dois dias ou mais. As formigas vão desistir de voltar, pois não vão encontrar o local de sempre.

Removendo Formigas de um Saco de Comida

Caso as formigas estejam no saco de comida do seu bichinho, esvazie o saco em um recipiente como um balde de plástico, sem tampa. Encha um tanque ou pia com 100 mm de água e coloque o balde dentro. As formigas vão sair do balde e se afogar. Se você mexer a comida, as formigas vão se mexer mais e mais rápido. Pode levar 3 dias ou mais para matar todas as formigas. Após livrar a comida das formigas, coloque-a em latas de café ou recipientes similares com tampa. Assim as formigas não irão invadir a comida novamente. Caso as formigas estejam em uma pequena porção de comida, é mais fácil congelar a comida – e as formigas, conforme explicado acima.

Qualquer que seja seu problema, tente pensar em uma solução que seja eficiente e segura para o seu bichinho. Água, óleo, Vaselina, manteiga ou sabão não causam nenhum problema aos animais, porém oferecem soluções temporárias. Você deve estar em constante observação.

  • Além disso, aparentemente, as formigas não gostam de atravessar superfícies felpudas — mesmo para pegar comida. Evidentemente, as irregularidades são ásperas demais para elas. Coloque a comida do seu bichinho no centro de um tapete ou toalha felpuda, com pelo menos 10 cm de diâmetro. Como elas odeiam esse tipo de superfície, desistirão de chegar à comida. Isso funciona muito bem com formigas caseiras, porém ainda não tentei com formigas de jardim. Não se esqueça de colocar a parte felpuda do tapete para cima, caso ele tenha somente um lado felpudo.
  • Ao pendurar um alimentador de Beija-Flor, tome cuidado para não derramar nenhuma gota da água com açúcar. Apenas uma gota pode atrair as formigas para aquela área. Caso tenha derrubado um pouco, lave a área com uma mangueira.

Fonte: Wikihow

 

Deixe uma resposta