Joaninha: O bicho de muitos símbolos

A joaninha é o símbolo da sorte, do amor, da felicidade, da fertilidade, da maternidade, da proteção, da renovação, da harmonia e (ufa!) do equilíbrio.

Símbolo de Sorte

A joaninha simboliza especialmente a sorte, de modo que se acredita que o fato de uma joaninha pousar em uma pessoa, esta desfrutará de felicidade e fortuna.

No que respeita ao amor, diz-se que o número de manchas nas costas da joaninha é o número de meses que passarão antes que um grande amor surja na vida de alguém.

As joaninhas são especialmente símbolo de sorte para os agricultores, uma vez que esse pequeno e delicado inseto se alimenta de insetos nocivos para as plantações.

Por todos esses motivos, matar uma joaninha pode trazer azar e tristeza.

Besouros de Nossa Senhora

As joaninhas também estão associadas à “Virgem Maria” – símbolo da maternidade e da fertilidade – e  são conhecida como “os besouros de Nossa Senhora”.

No folclore europeu e na simbologia cristã, reza a lenda que durante a Idade Média os insetos estavam destruindo as plantações e os fazendeiros rezaram para Virgem Maria que lhes enviou, para proteção das colheitas, inúmeras joaninhas a fim de acabar com a pragas das plantações.

Por isso, não só os agricultores, mas também os antigos farmacêuticos acreditavam que a joaninha era sinal de um bom agouro, uma vez que ela controlava a população de pulgas mediante seu enorme apetite, simbolizando dessa maneira a boa sorte, a felicidade, o equilíbrio e a harmonia.

Crenças pelo Mundo

A Joaninha é vista na culturas populares de muitos países e, na maioria das vezes, simboliza a boa sorte, a vinda do amor, a proteção, dentre outros.

Na Ásia, acredita-se que se uma joaninha for pega e solta, ela vai fielmente voar até o seu verdadeiro amor e suspirar seu nome no ouvido do amado. Assim, após escutar, o verdadeiro amor aparecerá. Para os chineses a joaninha sempre representará a boa sorte uma vez que esses insetos foram abençoados por Deus.

Na França, se uma joaninha pousar numa pessoa, levará com ela suas aflições simbolizando, dessa maneira, a limpeza espiritual, a renovação e a felicidade.

Já nos Estados Unidos, se houver muitas joaninhas voando, na época da primavera, significa que a colheita daquele ano será farta; enquanto que na Grã-Bretanha a joaninha é símbolo do bom tempo.

Tatuagem

As tatuagens de joaninha são procuradas especialmente pelas mulheres tendo em conta a delicadeza da imagem.

As pessoas que escolhem sua imagem para tatuar pretendem carregar consigo um símbolo de proteção e sorte.

Fonte: Dicionários de Símbolos

Deixe uma resposta