Hora da viagem: levar o pet ou deixá-lo? Veterinária ajuda a decidir

Pintou uma folguinha ou chegou o período das férias e tudo que você mais quer é viajar para descansar e curtir ares diferentes? Muito justo, afinal, todas nós adoramos passar um tempinho longe conhecendo lugares e pessoas novas. Mas, se você tem um pet, essa tarefa pode não parecer tão fácil assim. Antes de fazer as malas, é preciso decidir: levar o animal junto ou deixá-lo sob cuidados de outras pessoas?

A melhor escolha vai depender, primeiro, do seu bichinho. “Alguns animais não se adaptam tanto a mudanças, como é o caso dos pássaros e répteis. Gatos também não gostam de se afastar de casa. Para eles, o ideal é procurar alguém para dar atenção e comida durante o período em que estiver fora”, explica a veterinária Dra. Elaine Pessuto.

Segundo a especialista, quem tem cachorro pode ter mais opções, já que esses animais aceitam melhor viagens de carro e também conseguem conviver bem em hotéis destinados a eles. Contudo, também é preciso analisar, principalmente, a raça do animal. Alguns são muito mais apegados aos donos e ficar longe pode ser um problema.

“Os cães da raça maltês, yorkshire, pincher, chihuahua e poodle são os mais grudados e sentem muita falta, podendo apresentar apatia, tristeza e falta de apetite. Outros são mais sociáveis e conseguem passar um período afastados sem grandes problemas”, orienta a veterinária, que alerta ainda para os cuidados antes de escolher onde deixar os animais. “Se for optar por um hotel, é muito importante visitar o local antes de se decidir, não dá para escolher apenas pelo preço. Ver o espaço das baias onde ficam os cachorros e conhecer todas as atividades programadas para ele é essencial, além de observar as condições de higiene e limpeza do ambiente”.

Observando essas dicas é mais fácil escolher deixar ou levar o bichano para o passeio. Se a opção melhor for levá-lo, a especialista indica os cuidados necessários para a trip ser tranquila.

Sem pressa – As paradas frequentes são obrigatórias para que o bicho possa sair um pouco do carro, seja para urinar ou defecar.

Água e conforto – “Quando as viagens forem feitas de carro o animal deve ter à disposição vasilhas para água, que deve ser sempre fresca ou gelada”, afirma a Dra. Elaine Pessuto. Existem bebedouros especiais para viagens, que são portáteis. Incluir a cama ou os cobertores que ele está habituado na bagagem também ajuda a evitar estresse e incômodo para dormir.

Alimentação – Muitos animais vomitam durante a viagem, por isso evite alimentá-lo ou dê apenas pouca ração. Outra dica da médica é levar a ração a que o bicho está acostumado. “É preciso pensar na possibilidade de não encontrar na cidade. Tomando esse cuidado, evita-se transtornos gastroentéricos devido a troca abrupta de dieta”, explica.

Juntos o tempo todo – O animal nunca deve ser deixado no carro, pois a temperatura interna do automóvel sempre maior do que a externa e as chances de o pet ter uma crise de hipertermia é grande. “Os cães não conseguem dissipar o calor transpirando como nós, podendo chegar ao óbito diz.

Cuidados com a saúde do animal – Deve-se aplicar medicamentos contra pulgas e carrapatos e tomar uma medicação para combater a Dirofiaria – um parasita interno (nematódeo) que se aloja no coração e é transmitido por mosquitos.  “Quando o destino for áreas onde a concentração de mosquitos é grande devemos levar nosso animal a um veterinário para que ele oriente sobre como medicar. Dependendo da região é aconselhado usar coleiras à base de deltametrina, que repele o mosquito transmissor da leishmaniose”, alerta a veterinária.

Transporte – Para deixar a caixa de transporte mais confortável, forre o interior com panos ou jornais. Coloque também um brinquedinho de que ele goste ou um tecido com seu cheiro dentro da caixa.

Identificação – Antes de viajar com o seu animal, providencie uma plaqueta com seu nome, endereço e telefone, e coloque-a na coleira dele. Também vale a pena adicionar o nome e endereço de onde vai estar.telefone do hotel em que você ficará hospedado.

Fonte: Bolsa de Mulher

Deixe uma resposta