Faça o teste: 10 sinais de que você é um campeão para seu cachorro

Todo cão merece um lar com tutores incríveis, que se preocupem com sua saúde e sejam líderes amorosos. Será que você cumpre todos requisitos? Leia os itens abaixo e descubra se está, de fato, fazendo tudo que seu animalzinho precisa para ser feliz.

Preparado? Para o seu cão, você é um guardião campeão se…

1. Oferece abrigo e um lugar limpo

Creative Commons: Flickr/ Paul Stainthorp

Não importa se o seu cão dorme dentro ou fora de casa. O importante é que ele tenha um lugar seguro e limpinho para se proteger do sol, frio, chuva e vento.

 

2. Alimenta e oferece água fresca

Creative Commons: Flickr/ Rawle C. Jackman

A falta de qualquer um desses dois itens coloca a saúde do seu cão em risco! Um tutor responsável precisa oferecer comida duas vezes por dia, numa quantidade adequada para o tamanho do cão. Um pote com água fresca também deve estar sempre disponível.

3. Brinca e passeia

Creative Commons: Flickr/Sean Dustman

A diversão e outras atividades físicas são importantes para a saúde física e mental do seu animalzinho de estimação. Isso o ajuda a relaxar e a fortalecer o vínculo emocional com você.

 

4. É um líder amoroso

Creative Commons: Flickr/ Barney Moss

Desde filhotes, os cães precisam de um líder paciente que os ensine como se comportar. Estabelecer limites ou recompensar seu cão com carinho e petiscos, quando ele obedece a comandos como “fica” e “vem”, é um ótimo começo.

 

5. Ajuda seu cão a socializar

Creative Commons: Flickr/Jay Melnick

Seu cachorro interage bem com outros cães e pessoas? Lembre-se que eles são animais sociais e gostam da companhia de outros da mesma espécie. É importante acostumá-lo desde cedo também a cheiros, sons e lugares diferentes.

6. Cuida da sua higiene

Creative Commons: Flickr/ Renzelle Mae Abasolo

Você sabia que os cães precisam ser escovados com frequência? Isso remove pêlos mortos, sujeira e ajuda a identificar pulgas ou carrapatos.

Mas atenção: não é bom dar banhos com mais frequência do que a cada 15 dias. A não ser que haja necessidade veterinária, esse tempo pode ser ainda maior.

 

7. Coloca seus dados na coleira

Creative Commons: Flickr/ Michelle Tribe

Você se preocupa com a segurança do seu animal de estimação? Uma plaquinha de identificação (com seus dados e do cão) ou um microchip podem ajudar a recuperar seu cão mais rápido, caso ele se perca.

8. Vacina e vermifuga

World Animal Protection

Um bom líder não marca bobeira! Faça de tudo para o seu cão não ficar doente: vacinar e vermifugar são ótimas maneiras de proteger a saúde dele, da sua família e de toda comunidade.

9. Visita o veterinário

Emi Kondo / World Animal Protection

Além das datas de vacinação, faça visitas regulares ao veterinário paracheck-ups gerais. Prevenir é o melhor caminho quando o assunto é a saúde do seu cão.

10. Esteriliza seu cão

Emi Kondo / World Animal Protection

Conhecida popularmente como “castração”, a esterilização traz benefícios para a saúde do seu cão, além de evitar a superpopulação de cães e o abandono desses animais.

Um guardião campeão não se preocupa apenas com o seu cão: ajuda a melhorar a vida dos cachorros no mundo todo!

Fonte: World Animal Protection

Deixe uma resposta