Espírito Olímpico – Schutzhund – Atividade canina

Você sabe o que é schutzhund? Já ouviu falar? Se não, certamente já ouviu falar de treinamento para cães. Pois o schutzhund é uma modalidade de esporte para treinamento dos cães, surgida na Alemanha e tem se espalhado pelo mundo.

Schutzhund também é como chamamos o cão que foi aprovado no tal treinamento, sendo a palavra traduzida para “cão de proteção”. É um esporte para testar e selecionar as raças mais aptas a serem cães de guarda, avaliando desde o comportamento até habilidades físicas e de comando. É o teste mais rigoroso que existe.

No início, este esporte foi criado para manter o Pastor Alemão bem treinado para servir de cão-de-guarda nas cidades alemães, antes da Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia o schutzhund virou um esporte popular, há um criador, um condutor e um juiz para a prova.

No schutzhund são avaliadas três capacidades do cão: rastreio, obediência e defesa. Na fase de treinamento do rastreio são realizadas provas que testam a percepção e concentração do cachorro. Na fase da obediência se testa a capacidade do cão discernir a voz do dono ou guia e obedecer os comandos recebidos, o que se intenta é que o cão cumpra as ordens e fique ao lado do dono. Na última etapa do treinamento, a fase de defesa, se testa a coragem e confiança do cão, analisando juntamente com as outras capacidades.

O schutzhund é um treinamento rigoroso. No geral, a prova do schutzhund consiste em colocar um figurante escondido no campo onde é realizada a prova e o cão tem que encontra-lo e fazer o figurante segui-lo até seu guia. Caso o figurante não vá por livre vontade, o cão tem que sujeitá-lo a ir, até que chegue ao dono e somente ao receber a ordem é que o cachorro vai parar o treinamento.

Fonte: CachorroGato

Deixe uma resposta