Entre 2005 e 2013, mais de 23 mil acidentes rodoviários envolvendo animais ocorreram apenas no estado de São Paulo, de acordo com dados da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Por isso, a bióloga Fernanda Delborgo Abra teve a ideia de desenvolver o “Passa-Bicho”, equipamento inspirado em tecnologias que já estão em uso em outros países e têm o intuito de detectar a presença de animais nas estradas, alertando os motoristas que trafegam na região. “Nos países da Europa e da América do Norte em que o programa foi instalado, o número de incidentes caiu em até 90%”, afirma a especialista.
A tecnologia é desenvolvida com sensores ativos colocados na rodovia que, ao perceberem um animal, enviam um sinal para um poste de sinalização eletrônica. Para Abra, a vantagem do equipamento é que ele é colocado apenas nos locais de maior risco e só chama a atenção dos motoristas quando o animal está, de fato, passando pela via.
“Ao ver uma placa comum, a pessoa nunca sabe quando o animal passará e acaba não dando muita importância à informação.” De acordo com a bióloga, que criou a consultoria ViaFauna, o projeto começará a ser comercializado entre 2020 e 2022.
Fonte: Galileu