Os animais domésticos alegram o lar, mas, para que a saúde dos bichinhos e do dono fique sempre em dia, é importante tomar alguns cuidados. De acordo com a médica veterinária Michelle Gandra, o local onde o animal habita não pode ser muito pequeno, pois ele precisa ter espaço para se movimentar, além da vacinação que tem que estar em dia para proteger o seu animal de doenças.
“Acho excelente o convívio com animais domésticos, desde que o dono mantenha asaúde deles em bom estado, sempre com acompanhamento veterinário. Algumas pessoas se expõem a riscos desnecessários considerando que isso é uma prova de amor ao animal. Já atendi casos em que o proprietário se recusava a fornecer a medicação prescrita porque o cãozinho ‘não gostava de tomar remédio’ ou se recusava a vacinar porque o animal ‘não gostava de injeção’”, avalia a veterinária.
Outra dica para o bom convívio é destinar um local para abrigo dos animais. “Se na sua casa existe um quintal ou espaço para que eles possam permanecer abrigados do sol, frio, chuva e vento, não é obrigatório que fiquem dentro de casa. Apartamentos em geral possuem varandas pequenas ou que ficam expostas ao clima então, nesses casos, é mais adequado ao animal o livre acesso ao apartamento”, indica Gandra.
A profissional lembra também que a higienização da caminha ou casinha dos bichanos deve ter um cuidado especial: “para gatos, recomendo lavar o espaço a cada um dois meses. Já para cães acho interessante a lavagem a cada 15 dias, ou antes, se necessário. Tapetes higiênicos facilitam muito a limpeza de urina e fezes do animal. Também existem desinfetantes de linha veterinária para limpeza do chão, e que são produtos hipoalergênicos para cães e gatos”.
Bichos de estimação e crianças
Animais podem dormir na cama?
Potes com ração