emoções

Conheça sete dicas para compreender as emoções do seu cachorro

É fácil para os humanos mostrarem afeição por seus cães. Uma massagem na barriga, um tratamento ou uma sessão de aconchego no sofá diz “Eu te amo” para nossos animais de estimação. Mas você já se perguntou como seu cão demonstra que eles se importam? Já se perguntou como são as emoções do cachorro?

Cães literalmente usam suas emoções bem. Mas seus donos entendem pouco a linguagem corporal do cachorro.

O cão médio pode entender até 200 palavras, mas não importa o quanto você tente, seu cão nunca aprenderá a falar. Para realmente se comunicar, cabe a você aprender a língua deles “Linguagem corporal”.

Enquanto algumas partes do corpo são mais expressivas do que outras, é importante olhar para o corpo do cachorro como um todo. Nem todo cachorro exibirá todos os sinais, mas é provável que você veja uma combinação de marcadores visuais quando seu cão estiver expressando essas emoções comuns.

Entendendo as principais emoções do cachorro

1. Emoções do cachorro: medo

cachorro com medo

Esse tipo de linguagem corporal pode ser desencadeado por ambientes ou interações assustadoras. Ruídos prolongados, pessoas ou animais que não respeitam o espaço do seu cão ou eventos repentinos (como um skatista que passa ou um objeto caindo) são gatilhos comuns.

Como saber se um cachorro está com medo:

  • Evita o contato visual e/ou desvia a cabeça do medo
  • Tem orelhas achatadas
  • Possui o corpo tenso ou agachado, pode ser combinado com agitação
  • Fica com a cauda dobrada
  • Fica com “Olho de baleia” (quando o olho de um cão se move na direção oposta da cabeça)
  • Lambem os lábios ou bocejam
  • Se escondem, tentando obter distância do que lhe assusta

2. Emoções do cachorro: alegria ou excitação

emoções do cachorro

Os sinais de um cachorro que esteja feliz incluem:

  • Postura corporal
  • As orelhas podem estar eretas ou achatadas ou alternar rapidamente entre as duas
  • A cauda pode ser mantida alta ou em posição solta e natural
  • A boca relaxada ou aberta pode parecer um pouco sorridente
  • A boca suave ou ainda mais intensa é comum

3. Ansiedade ou desconforto

ansiedade

Esses sinais sugerem que um cão não está confortável com a situação em que se encontra. Seja por falta de atenção ou por maltrato de um membro da família ou por uma visita ao parque para cães.

  • Lambem os lábios, bocejam e/ou ofegam
  • Evitam contato visual ou tentam afastar-se da situação
  • A cauda fica abaixada ou possivelmente dobrada

4. Incerteza

dúvida

Essa combinação de linguagem corporal geralmente ocorre quando um cão simplesmente não sabe como responder a uma situação específica. Assim, pode ser desencadeada por um cão desconhecido no parque do cão, visitantes da casa ou outras novas experiências.

  • O cachorro fica de costas para expor a barriga
  • O cachorro fica lambendo ou bocejando
  • Evita o contato visual

5. Expressões faciais de amor

Não importa como desejamos esconder nossos sentimentos, a maioria dos donos de animais de estimação são sensíveis aos nossos estados emocionais.

Estudos científicos mostraram que os cães podem ler emoções humanas através de nossas expressões faciais.

Além disso, cientistas comportamentais japoneses mostraram que quando um cão se sente conectado a alguém, eles geralmente levantam as sobrancelhas (a esquerda mais do que a direita). Então cumprimentando o seu cão com as sobrancelhas levantadas e um sorriso descontraído diz ao seu cão como você está feliz em vê-lo também!

Beijar é um sinal universal de afeto, mesmo entre os cães! Assim, por mais que a língua do cachorro possa ser um pouco grosseira, ao lamber você, seu cachorro está dizendo: “Eu gosto muito de você!”

Mas também, lamber também pode ser uma maneira de sinalizar status social mais baixo. Quando seu cachorro o lambe, ele pode estar lhe dizendo que respeita sua autoridade (e que ela ama você, é claro). Além disso, nada diz “eu gosto de você” como um cachorro rolando de costas.

6. Emoções do cachorro confiança e afeição

cachorro

O contato visual é um ato íntimo. Para muitos cães, é uma demonstração de confiança e afeição. Se o seu cão mantém contato visual com você, eles estão mostrando um alto grau de apego. Quando seu cão olha para você, o cérebro libera a oxitocina, que é o mesmo hormônio que ajuda as novas mães a se relacionarem com seus bebês. Seu cérebro faz a mesma coisa.

Nota: o contato visual afetivo é diferente do contato visual ameaçador. Nós não recomendamos ter um olhar fixo com um cão desconhecido ou nervoso. Em vez disso, procure oportunidades para fazer e manter contato visual com o seu cão ao longo do dia. Pense nisso como construir confiança ao longo do tempo.

7. Segurança e conforto

Seu cão se estica ao seu lado e solta um suspiro longo e feliz? Vocalizações suaves como suspiros e gemidos baixos são sinais de contentamento em cães.

Se seu cão se aconchega e suspira, isso significa que eles se sentem seguros e confortáveis ​​ao seu lado.

Sinais humanos de afeto que não se traduz em cães

cachorro e família

Esses são os sinais humanos que não fazem sentido para o seu cão.

  • Abraçar: Alguns cães se sentem presos quando você os abraça. Observe a reação do seu cão.
  • Beijar: Um rápido beijo na cabeça é notavelmente semelhante a um beliscão no pescoço ou a um gesto de dominação. Seu cão pode pensar que você está tentando jogar ou afirmar seu lugar na hierarquia familiar.
  • Dar um agrado (comidinha): Por mais que os alimentos possam ser um sinal de afeto para os humanos, as guloseimas são mais usadas para motivar comportamentos e treinar cães.

Fonte: Portal do Dog

Deixe uma resposta