Bichos de Estimação: Furão

Quando as pessoas vão comprar animais, a maioria opta pelo gato ou cachorro, sendo os mais comuns. Porém, quem gosta de ter um animal diferente em casa pode querer um furão. Veja o que diferencia o furão dos demais animais e se é ideal para sua casa.

1. Furões precisam de atenção

Reserve um bom tempo de sua agenda para cuidar de um furão, pois ele gosta de companhia

A palavra-chave para quem quer comprar um furão é TEMPO, pois eles são animais amáveis, carinhosos, curiosos e inteligentes, mas gostam de ser companheiros.

Disso depende não só ganhar ou perder um amigo, mas também interfere na saúde física e psicológica do animal. Assim, se você é do tipo que quer um animal apenas para brincar de vez em quando, esqueça, pois o furão precisa interagir com o dono e também as demais pessoas da casa para ser um animal saudável.

Dica: converse com as pessoas de sua casa e veja a disponibilidade de cada um para dar atenção ao furão. Desta forma, vocês podem combinar de revezarem o tempo de brincadeiras para que o furão fique sempre feliz e todos tenham tempo para realizar os demais afazeres.
Além disso, veja se todos querem ter este animal em casa, pois como é uma espécie muito amável, não seria bom que alguém o ignorasse.

2. Furões não são recomendados para crianças muito pequenas

Se você tiver crianças menores de sete anos em casa, espere um pouco mais para comprar um furão

Mesmo sendo animais dóceis e amigáveis, além de muito inteligentes, um furão não é muito indicado para conviver com crianças menores de sete anos. Isso porque o comportamento de um animal destes é muito diferente de um cachorro ou gato, ou seja, ele pode não reagir muito bem em meio a uma brincadeira infantil.

Mesmo neste caso, ficar de olho em como a criança trata o animal e como ele reage diante de suas brincadeiras é importante para evitar qualquer acidente entre os dois.

Dica: enquanto as crianças estiverem pequenas, prefira comprar um cachorrinho ou gatinho. Depois que estiverem em idade mais avançada e despertarem o interesse pelo furão, então pode comprá-lo (mas não abra mão da supervisão). Fique atento apenas em saber se a criança quer mesmo este tipo de animal para que possam fazer companhia um ao outro.

3. Veja se o furão combina com os animais de sua casa

Alguns animais como peixes, roedores, lagartos e aves não se dão bem com o furão. Fique atento!

Já se for o caso de um cachorro ou gato, o furão pode ser treinado para se dar bem com eles e até mesmo brincar. Lógico que vale lembrar que não são todas as raças de cães, pois os cachorros de caça não se darão bem com este tipo de animal.

No caso de animais de raça mais calma, o treinamento deve ser feito aos poucos, com uma apresentação tranquila e gradual para que não haja brigas. Mesmo assim, sempre fique de olho e evite confiar muito, já que as espécies são bastante diferentes.

Dica: se já possui algum animal que não combina com o furão em casa, prefira evitar a compra e futuros problemas. Depois que o outro animal já não estiver em sua casa, você pode comprar o furão. Faça tudo com calma e de maneira consciente, pois assim poderá ter todos os animais que quiser em casa.

 4. Furões podem ser treinados

Podem (e devem) ser treinados para não morder as pessoas ou algumas coisas.

Um furão pode querer roer e morder tudo que vê na sua frente, até mesmo a sua mão. Para isso, você deve treiná-lo ensinando que não deve morder as pessoas ou que não deve roer todos os objetos de sua casa.
Repare ainda se a mordida não está ligada a alguma reação de defesa do animal e veja se está fazendo algo que o deixe amedrontado. Com paciência e carinho, o furão pode ser muito amável.

Dica: mesmo ensinando-o a não morder algumas coisas e as pessoas, evite deixar muitos objetos que não podem ser estragados, pois o furão pode respeitar o seu instinto de curiosidade (lembre-se sempre que ele é curioso).

E então, agora que já tem consciência do que saber antes de ter um furão em casa, ainda vai querer comprar um ou acha melhor esperar um pouco? Lembre-se sempre de fazer uma compra de animais consciente, pois é uma vida que estará em suas mãos!

Fonte: Bolsa de Mulher

Deixe uma resposta