Comunicação canina: confira o significado de 6 comportamentos do seu cão

Quem possui um cão já sabe. Seus movimentos e expressões sempre querem dizer alguma coisa. Mas o que? Por vezes confundimos esses comportamentos e achamos que significam uma coisa mas na verdade são completamente diferentes.

Para tentar entender melhor esse comportamento selecionamos alguns explicados no site About Home.

Veja se você não os reconhece!

1 – Cavar

Cachorros costumam cavar quando estão entediados ou ansiosos ou também quando querem esconder seus brinquedos de outros animais ou de qualquer um que ameace “roubar” suas posses.

Cães podem também cavar para encontrar um lugarzinho mais fresco para ficar.

2 – Lamber os donos

É extremamente comum o costume de lamber pessoas, e, de acordo com o artigo, os cachorros geralmente distribuem lambidas para demonstrar afeto ou chamar nossa atenção, além deles acharem que nós temos um gosto delicioso!

3 – Inclinar a cabeça para o lado

Normalmente, os cachorros fazem isso quando ouvem um som novo ou veem alguma coisa que eles não sabem o que é e, por isso, esse comportamento é bastante comum em filhotes.

Eles podem também inclinar a cabeça para tentar ficar em uma posição que permita que eles enxerguem ou ouçam melhor. Isso porque o focinho pode entrar no campo de visão do animal, assim como as orelhas podem abafar determinados sons. Entretanto, caso o seu bichinho permaneça nessa posição por muito tempo ou não mostre muito controle sobre o gesto, isso pode ser um sinal de que ele está com algum problema, como uma infecção de ouvido ou mesmo um problema cerebral.

4 – Comer cocô

Com certeza comer fezes é uma das coisas mais nojentas que podemos ver num cachorro, mas é um hábito comum entre eles. Ninguém sabe explicar direito o motivo de eles fazerem isso, embora possa significar que o seu cachorro pode estar com alguma deficiência vitamínica ou que ele está com algum problema digestivo ou ser uma forma de pica (nome dado a uma síndrome caracterizada pelo desejo incontrolável de consumir coisas que não são alimentos).

Mas, apesar de esse acharmos nojento, ele não oferece grandes riscos à saúde do seu cão. Treinamentos específicos podem ajudar a eliminar este comportamento.

5 – Se apoiar nos donos

Seu cão adora ficar apoiado em você? Esse comportamento é bastante comum, especialmente em raças de grande porte e, se deve simplesmente para estar mais próximos deles.

Um pouco menos comum, esse comportamento também pode indicar insegurança e medo, assim como ser um sinal da síndrome de ansiedade de separação.

6 – Correr atrás do próprio rabo

Seu cachorro corre atrás do rabo? Isso é um comportamento comum e nada mais é do que uma brincadeira. Mas preste atenção, se seu cachorro mastiga o rabo quando o pega pode significar problemas de pele ou mesmo nas glândulas anal.

Deixe uma resposta