Como limpar orelha de cachorro e gato

Se preocupar em levar para passear, não descuidar das vacinas, controlar para que o animal não tenha pulgas e carrapatos são só algumas das muitas preocupações de quem tem um bicho de estimação. Com tantos detalhes, os donos às vezes se esquecem de dar a devida atenção de como limpar orelha de cachorro e gato. O recomendado é que uma vez por semana seja feita a higienização das orelhas dos pets para mantê-las limpas e saudáveis. “Essa limpeza previne o surgimento de infecções, otites (inflamação nos ouvidos), odores ruins e outros problemas que possam atingir o aparelho auditivo”, afirma a veterinária da empresa Vetnil Isabella Vincoletto.

Delicadeza é a palavra de ordem na hora dessa higienização. O dono deve prestar atenção para não empurrar o cerúmen (cera de ouvido) para dentro da orelha. A dica é pingar cuidadosamente as gotas necessárias de produtos desenvolvidos especificamente para isso e massagear a base da orelha por aproximadamente 1 minuto. Depois suavemente com um algodão realize movimentos circulares apenas fora do ouvido. Se houver excesso de cera, basta remover com o próprio algodão ou uma gaze.

Na hora da limpeza é importante também que o dono fique de olho em sintomas que podem denunciar que algo está errado. “O normal é uma orelha rosada, com odor natural e pouca secreção”, afirma a veterinária. Preste atenção! Se observar vermelhidão, alta quantidade de cerúmen ou sentir um odor ruim e acentuado é melhor levar o pet ao veterinário, pois esses são sintomas comuns de otite.

Fonte: Bolsa de Mulher

Deixe uma resposta