limpeza das patas

Como limpar as patas do cachorro após uma caminhada

Com a pandemia do coronavírus, a rotina das pessoas mudou, e, consequentemente, a rotina com os pets mudou também. As idas aos pet shops, passeios em parques, viagens, etc., precisaram ser interrompidas, diminuídas ou feitas com mais cuidado, para evitar que o vírus entre em nossas casas e nas nossas vidas.

Muitos cães precisam sair na rua para caminhar, gastar energia, fazer suas necessidades fisiológicas… não tem como evitar esses passeios, mesmo que sejam mais curtos. E muitas pessoas ficam na dúvida de como higienizar as patas do pet corretamente na volta para casa.
Posso limpar a pata do meu cachorro com álcool em gel comum? Posso usar lenço umedecido? Ou seria melhor comprar sapatinhos?
Essas são dúvidas muito comuns entre os tutores e nós iremos esclarecer e orientar a melhor forma de limpar as patinhas do seu cão depois do passeio.

Primeiro devemos deixar claro que os cães não desenvolvem covid-19, mas podem servir de vetores para o vírus.
No chão e nos objetos há partículas virais, e conforme o cão caminha, ele pode trazer essas partículas virais nas patas para dentro da sua casa. Com isso, as pessoas que moram na casa irão entrar em contato com o vírus e desenvolver a doença.
Por esta razão é tão importante limpar as patas do pet após os passeios na rua.

E qual a maneira correta de limpar as patas do cachorro?

As patinhas dos cães devem ser higienizadas antes de entrar em casa, depois do passeio. Então, antes de sair para o passeio, já deixe tudo preparado ao lado da porta.
Para a limpeza e eliminação do vírus, devem ser utilizados produtos específicos para pets que possuam em sua composição um agente que tenha o poder de matar vírus. E é importante salientar que após a limpeza, as patinhas devem ser completamente secas para evitar problemas dermatológicos.

Se os passeios forem frequentes, várias vezes ao dia, a limpeza deverá ser feita várias vezes ao dia também, todas as vezes que o cão retornar para casa.

E se você notar que a patinha possa estar ficando ressecada, utilize um hidratante para patas após a limpeza e secagem.

Que produtos existem para limpar as patas dos pets?

Existem diversos produtos disponíveis no mercado atualmente. São produtos desenvolvidos para os cães, que limpam sem ressecar e agredir a pele.
Em lojas especializadas para pets, você pode procurar por uma solução limpa-patas. Essas soluções normalmente são em spray e garantem a proteção necessária contra o coronavírus, além de deixar as patas bem limpinhas.
O ideal é que sua composição seja à base de álcool 70º associada à algum óleo natural, para garantir a hidratação e preservação da pele do animal.

O álcool em gel que utilizamos NÃO é indicado para uso em pets. Eles podem agredir a pele dos cães e gatos, causar ressecamento, feridas, agredir o olfato e causar toxicidade se ingerido.
Por isso, foi desenvolvido um “álcool em gel” próprio para cães e gatos, que na verdade é um higienizador antisséptico semelhante ao álcool em gel, no entanto contém outro agente germicida. E ele também é eficiente contra o coronavírus, pode ser lambido sem preocupação, já que não possui a toxicidade do álcool em gel comum.

Há também a opção do copo limpador de patas. Trata-se de um recipiente plástico que possui uma esponja interna. Você insere no copo limpador água e um shampoo de sua preferência, específico para cães e gatos, e coloca a pata do cão dentro, fazendo movimentos de vai-e-vem para a completa limpeza. Depois é só secar bem a pele, os pelos e entre os dedinhos.

Como os coronavírus possuem um envelope externo que é de natureza lipoproteica (uma mistura de proteína com gordura), as moléculas de sabão na água se conectam ao envelope de lipídio e o destróem, fazendo com que o vírus perca seu poder de infecciosidade.

Lenços umedecidos próprios para o uso em cães e gatos, quando não possuem em sua formulação nenhum agente germicida, irão limpar as patas mas não irão eliminar partículas virais. Isso serve também para as soluções de banho a seco. Se o objetivo é eliminar o risco do cão trazer a partícula viral para dentro de casa, o tutor deve escolher um produto de limpeza para patas que cumpra está função além de higienizar, e esta informação deve estar presente na embalagem.

Fonte: Empório das Patas

Deixe um comentário