grilos

Como funciona o canto dos grilos

Como e por que os grilos cantam? Vamos responder a estas e outras questões neste artigo.

Não há um som tão diferenciado e característico quanto o canto dos grilos. Trata-se de um som que é reconhecido mundialmente e que ficou consagrado em todos os tipos de histórias.

Usado em filmes, documentários e até mesmo no humor para gerar diferentes emoções, a verdade é que a maioria das pessoas, em algum momento, já se surpreendeu com o som dos grilos.

Alguns artistas criaram obras com a gravação do canto de diferentes grilos. São melodias capturadas em circunstâncias e lugares opostos; mais suaves ou mais fortes, mais curtas ou mais longas, mas todas provenientes do mesmo ser.

É natural que as pessoas ouçam este som sem conseguir encontrar o animal. As ondas são espalhadas uniformemente de uma forma que nos confunde.Inclusive, se eles estão em perigo, mudam o seu alcance para que possam se proteger.

O canto dos grilos: asas que vibram

Ao contrário de muitos outros animais, os grilos não emitem o seu canto com as cordas vocais. Eles usam as asas para gerar vibrações sonoras que enchem o ar. O que produz o famoso canto dos grilos são as asas chamadas de élitros.

Toda vez que alguém ouve o canto de um grilo, deve saber que se trata de um macho, pois somente eles têm as asas endurecidas com protuberâncias e uma espécie de farpa. Ao esfregar umas nas outras, é produzida a sua melodia inconfundível, em diferentes tons.

As fêmeas, por outro lado, têm asas lisas e ficam atentas ao chamado.

Por que os grilos cantam?

Muito além das crenças que existem em relação a esses animais nas diferentes culturas, há um motivo real para o canto dos grilos. Esta é a sua maneira de comunicar à fêmea que estão no local. Ou seja, esta é uma espécie de cortejo sexual com o qual eles ganham o seu amor.

Além disso, os grilos geralmente emitem esse som para afastar outros machos que venham a se aproximar. O objetivo real sempre é o de atrair uma parceira para o acasalamento.

As ondas sonoras que eles transmitem são facilmente detectadas por elas, uma vez que elas possuem tímpanos preparados para encontrar a localização do macho rapidamente.

Por que os grilos cantam?

Quando o canto dos grilos fica mais forte?

Existem três razões principais pelas quais o som de cri-cri fica mais alto.

Tamanho maior

Os grilos maiores são aqueles que produzem um som mais forte e contínuo. As suas asas são mais longas e fortes, de tal forma que eles têm mais vantagens. Na sua sociedade, ter um macho grande é de vital importância; eles são considerados mais habilidosos para conseguir alimentos.

A posição das asas

De acordo com a altura na qual os seus élitros se encontram, o som fica mais forte ou mais fraco e o seu significado também muda.

  • Bem no alto

Quando fazem as asas vibrarem bem no alto, os grilos produzem a melodia mais estridente. Este é o canto dos grilos que é ouvido mais alto. Considera-se que ele tem a firmeza de chamar a possível parceira. Eles estão dando ordens diretas para que elas se aproximem.

  • Perto do abdômen

Quando o grilo não levanta as asas, é produzido um timbre que não tem a mesma repercussão. O resultado é um som suave e fraco. Esse canto é produzido quando o grilo já atingiu o seu objetivo, ou seja, a fêmea respondeu ao seu chamado e está ao seu lado.

O próximo passo agora é começar com o ato de acasalamento.

A temperatura ambiente

À medida que a temperatura aumenta, o canto dos grilos pode ficar mais agudo. O fato de serem animais de sangue frio faz com que eles tenham mais energia com o calor. Assim, eles podem fazer as asas vibrarem com maior velocidade e força.

Existe uma espécie, conhecida como grilo arborícola, que produz melodias muito intensas. Apesar de serem muito pequenos, eles podem alongar as asas e cantar com uma grande frequência. O que domina as ondas sonoras é a velocidade com a qual eles movem os élitros.

Crenças sobre o canto dos grilos

Crenças sobre o canto dos grilos

Existem muitos mitos em relação a esses insetos cantores que transcendem fronteiras e gerações. A maioria deles é muito positiva.

  • Boa sorte. Há muitos séculos, principalmente na cultura asiática, eles são considerados provedores da boa sorte. Muitas pessoas provavelmente ouviram as avós dizerem para não matar os grilos.
  • Proteção. Os grilos costumam ficar em silêncio quando alguém se aproxima. Isso levou algumas pessoas a considerá-los inteligentes e alertas. Assim, ter um grilo cantor poderia ser útil para identificar intrusos. Por esta razão, diferentes amuletos com a sua figura começaram a ser usados.
  • Boa safra. Muitos agricultores ficam felizes com o canto dos grilos. Eles acreditam que, se ele aparece, é porque haverá chuvas que vão favorecer o seu trabalho.

O que você acha de todas essas curiosidades? Certamente, este é um inseto muito especial.

Fonte: Meus Animais

Deixe uma resposta