Como eliminar uma infestação de pulgas de seu animal de estimação

Se seu animal de estimação está se coçando excessivamente, perdendo tufos de pelo ou desenvolvendo feridas e inflamações, então ele talvez esteja sofrendo significativamente por causa de pulgas. E se as pulgas estão no seu animal, então elas estarão em sua casa e em seu quintal – e provavelmente chegarão até você. Por sorte, é possível tomar medidas, tanto químicas quanto naturais, para proteger seus animais de estimação e eliminar pulgas. Este artigo lhe mostrará como.

Comece com um bom banho. Banhe seu cachorro ou gato utilizando um shampoo gentil ou uma solução líquida com cheiro de frutas cítricas. Você pode utilizar uma loção anti-pulgas comercial. As pulgas não se grudam aos pelos dos animais, portanto cairão na água e se afogarão.

  • Após um banho, penteie o animal com um pente para pulgas. Você também desejará utilizar um pente desses toda vez que tratar o bichinho contra esses parasitas.
  • Peça para o veterinário aparar o pelo do animal ou tosá-lo antes de outros tratamentos. Assim, o inseticida alcançará facilmente a pele do animal e será mais eficiente. Lembre-se: pulgas vivem na pele do animal, e não no pelo.
  • Converse com o veterinário sobre sprays e pós que possam ser aplicados à pele do animal.

Trate todos os animais utilizando medicações orais e tópicas. Medicações orais como Capstar devem ser ministradas junto a medicamentos anti-pulgas tópicos como o Frontline.

  • Certifique-se de usar a dosagem apropriada para o seu animalzinho, pois ele corre sérios riscos se tiver uma overdose. Nunca use produtos anti-pulgas para cachorros em um gato. O sistema nervoso felino aceita somente produtos bem específicos.
  • Dê o medicamento anti-pulgas no mesmo dia em que for exterminar as pulgas em sua casa e quintal para uma maior eficiência.

Lave as roupas de cama do animal e quaisquer outros tecidos que tenham entrado em contato com o chão. Lavá-los reduzirá significativamente o número de ovos de pulgas e larvas presentes em tais objetos.

  • O ciclo de lavagem não matará as pulgas, mas poderá retirar alguns ovos através da drenagem. Por outro lado, o ciclo seco Normal por 30 minutos matará os ovos e as pulgas remanescentes.
  • Faça tudo isso ao mesmo tempo. Remova todos os tecidos da máquina de lavar e embrulhe-os com lençóis ou sacos de lixo. Mantenha-os assim por até 12 horas depois de ter desinfetado a casa e os animais para não permitir que as pulgas fujam para objetos limpos.

Permita que os animais andem livremente pela sua casa após ter tratado casa e bichos. As pulgas remanescentes morrerão ao pularem em direção do animal e picá-lo. Mantenha os animais dentro de casa por 30 dias. Evite grama alta, folhas caídas, áreas com cascalhos ou arenosas quando o bichinho realmente precisar sair.

  • Caso haja a necessidade de ter de passear com o cão, tente manter-se em um ambiente pavimentado durante o primeiro mês. Apesar de o cão/gato estar tóxico às pulgas, você está tentando eliminar uma infestação feia e não quer que novas pulgas apareçam enquanto as antigas estiverem morrendo.
  • Se possível, mantenha os animais dentro de casa durante os meses de inverno, especialmente os gatos. Colocar os animais em quarentena pode poupar-lhe dinheiro, pois você não terá de tratá-los novamente até notar uma nova infestação.

Continue tratando os animais com um preventivo antipulgas a cada 30 dias.Se o animal permanecer dentro de casa, você provavelmente poderá retomar os tratamentos a cada 4 meses. Porém, trate-o regularmente se ele costumar sair.

Fonte: Wikihow

Deixe uma resposta