Você tem visto fezes de ratos em casa? Viu buracos em caixas de comida? Viu diretamente ninhos de ratos? Estes animais são muito incômodos em casa, mas, além disso, produzem fezes, deixam rastros e até propagam doenças. Além disso, têm uma grande capacidade de multiplicação: uma fêmea pode engravidar até 10 vezes e em cada gestação, ter cerca de 10 crias. Se contarmos… Que horror! Para saber como eliminar os ratos de casa devemos saber que há duas etapas no processo: em primeiro lugar, tampar os buracos por onde podem entrar e, em segundo lugar, eliminar os que já estão dentro de casa.
Para selar a nossa casa e não deixar que entrem ratos, devemos observar muito bem todos os cômodos e detectar possíveis lugares por onde poderiam estar entrando. Sele da melhor forma possível estas áreas, sobretudo em paredes, pisos e teto. Use os materiais mais duros possíveis para isso.
Uma vez feito isto, vede toda a comida: não a deixe em caixas de papelão ou sacolas de plástico, é melhor o metal ou o vidro. Desta forma, os roedores não poderão ter acesso à comida, e, portanto, com certeza não voltarão, uma vez que comida é a única coisa que eles procuram.

A limpeza é muito importante. A cozinha deve estar sempre limpa: a pia, as bancadas, os aparelhos que usa para cozinhar e o chão. Nunca deixe pratos sujos muitas horas, já que estes têm restos de comida e podem chamar a atenção dos ratos.

Os gatos são os melhores aliados para acabar com os ratos. Se você tiver um em casa, com certeza que acabará rápido com o problema. Se não tiver gatos em casa, pense na ideia de pedir emprestado um gato para um familiar ou amigo durante uns dias. O efeito do gato sobre os ratos é duplo: não só são a sua comida, como também os roedores fogem sempre que cheiram a urina do pequeno felino. Portanto, coloque uma bandeja com areia e quando o gato fizer as suas necessidades ali, coloque o recipiente em alguma das entradas da casa. Assim você garante que por ali não entrarão mais ratos.
Mas atenção: deixe este método para o final, como última opção. Não é nosso objetivo matar os ratos, ainda que para nós sejam muito desagradáveis, eles são, acima de tudo, seres vivos.

Os especialistas comprovaram que os ratos são animais muito inteligentes e se habituam rapidamente a viver, por exemplo, com as armadilhas que os humanos colocam. Por isso, recomendamos que você não use sempre o mesmo método para eliminá-los da sua casa, você deverá combiná-los.
Fonte: Um Como