CANTO: DICAS DE COMO ENSINAR SUA CALOPSITA

Nem todas as calopsitas podem cantar e até falar, normalmente as que tem essa facilidade são os machos, mas já sabemos de muitas fêmeas que também conseguiram cantar. Por isso, não deduza o sexo da sua ave por esta característica, pois você poderá ter surpresas.

Se o dono tiver paciência para treiná-la, vai se surpreender com suas habilidades. Mais do que cantar e assobiar, algumas até aprendem a falar, tal sua capacidade de imitar sons. Veja dicas de como ensinar sua calopsita.

Os machos é que desenvolvem muito mais essa habilidade, são mais vocalizados do que as fêmeas (geralmente são bem mais quietas).  Para ensiná-los mais rapidamente e com sucesso, é necessário tempo e dedicação.  Vale muito mais a pena repetir várias vez e suma palavra ou pequeno trecho de uma determinada música por meio de assobio (oque pode ser feito partir dos 3 meses de vida aproximadamente).

Caso você tenha uma única ave na gaiola o aprendizado fica mais fácil, pois ela está com sua nova família e começa a imitar os sons dos donos para tentar se comunicar.

Se você deseja fazer da sua ave uma Calopsita cantora, leia abaixo as dicas:

1) TER PACIÊNCIA – Se você deseja ver seu passarinho cantar e alegrar o seu lar, você deve ter plena consciência de que o processo não é rápido. Afinal de contas,ele irá aprender a cantar com base em repetições, ou seja, é necessário que você o coloque para escutar músicas durante um tempo de repetição. Então, tenha paciência.

2) ESCOLHER UMA MÚSICA – A sua ave só aprenderá a cantar a canção se ela decorar. Para facilitar o ensino e a memorização, escolha uma música e trabalhe somente com ela durante um mês ou até quando sua calopsita decorar. É importante trabalhar uma música de cada vez, pois a ave não tem a capacidade de distinguir que são músicas diferentes. Se você trabalhar mais de uma música por vez, ela poderá misturar e formar uma nova canção mesclando as diferentes partes das músicas aprendidas em uma só. Seu trabalho terá sido desperdiçado.

Coloque a música escolhida todos os dias de preferência quando for retirar o pássaro da gaiola. Eles associam mais facilmente quando estão nessa situação e se interessam em repetir, pois estão recebendo atenção e carinho. Caso você acostume ele só dentro da gaiola pode especificar um horário do dia, podendo ser na troca da comida e água que é um momento agradável para ele também.

3) PROCURAR MÚSICAS COM O MESMO RITMO – Para facilitar o processo de decorar, escolha músicas fáceis que seguem o mesmo ritmo do início ao fim, sem muitas batidas e alterações bruscas ou que repitam um trecho especifico diversas vezes. Você pode treinar sua calopsita o com hino nacional, hino do time, marchinhas de carnaval, cantigas de criança, tais como: atirei o pau no gato, ciranda cirandinha, quem tem medo do lobo mau. Com ritmos fáceis e repetitivos o seu passarinho irá cantar mais depressa.

4) TEMPO DE TREINAMENTO – A quantidade de horas em que o pássaro precisa ficar exposto a música varia muito, de uma hora a 3 horas dependendo de quanto sua calopsita está disposta a aprender. O importante é que o treino seja feito todos os dias para ave se acostumar ao som.

Quando finalmente começara cantar alguns trechos, ela progredirá até conseguir cantar a música completa.

5) PERSISTÊNCIA- Nunca troque a música sem antes ela ter aprendido bem a primeira. Como não sabe diferenciá-las, ela pode juntar as duas músicas em uma só formando uma única música.

6) NÃO MALTRATAR A AVE – Não force nem maltrate a ave para fazer os exercícios, pois isso não é algo natural dela. Deixe-a aprender no seu próprio ritmo. Lembre-se sempre que se você deseja ensinar algo para seu bichinho é porque a ação partiu de você. Sua ave não tem obrigação nenhuma de aprender a cantar. Isso será uma característica conquistada por você ao se dedicar a sua ave.

7) ADQUIRIR MATERIAL DIDÁTICO – Você pode utilizar de material sonoro para ajudar nos treinamentos. Alguns afirmam que facilita o trabalho e os resultados são mais rápidos. Para facilitar as aulas você poderá ter a música gravada em um CD.

Na internet você pode encontrar em alguns sites gravações com canto de pássaros para estimular as aves. Existem também programas e alguns sons que você consegue baixar gratuitamente em site de pássaros.

As calopsitas, quando são sozinhas, ou seja, quando só há ela na gaiola, usam o dono como referência,tornando-se assim muito companheira. Use essa característica a seu favor, crie laços fortes de aproximação e ganhe sua total confiança.

Fonte: Universo das Calopsitas

Deixe uma resposta