Cães sabem exatamente quando falamos com eles: entendem tanto quanto os bebês

Se você tem o hábito de conversar com seu cachorro e é considerado “louco” por amigos e familiares por realmente acreditar que ele entente o que você diz, saiba que a ciência está a seu favor: um estudo feito na Hungria mostrou que cães sabem exatamente quando falamos com ele.

Seu cão sabe quando você está falando com ele

Nina Buday/shutterstock

De acordo com a pesquisa, publicada pela revista científica Current Biology, quando os cachorros vivem entre humanos, na fase adulta possuem compreensão de sinais semelhante a de um bebê humano.

Os cães não entendem o significado real de cada palavra como os humanos porque não possuem habilidades linguísticas, mas são capazes de ligar aspectos do comportamento humano a determinadas consequências.

Olimpik/shutterstock

Os estudiosos afirmam que a capacidade de compreensão depende da convivência com humanos e não é algo natural ao animal. O desenvolvimento cognitivo do bichinho está, portanto, diretamente relacionado ao processo de socialização.

E como a habilidade está associada à aproximação do cachorro com o homem, cada animal leva um tempo diferente para desenvolver a compreensão, em maior ou menor grau, mas ela não aparece antes dos seis primeiros meses de vida do cão, segundo os pesquisadores.

Fonte: VIX Brasil

Deixe uma resposta