Cães e gatos são resgatados em distrito de Mariana após tragédia

Um grupo de voluntários resgatou cães e gatos em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, nesta sexta-feira (6), após o rompimento das barragens da mineradora Samarco. “A população não abandonou os animais. As pessoas que conseguiram sair (andando ou em carros de resgate) levaram os animais”, disse a veterinária Carla Sássi, de Conselheiro Lafaiete.

Formado por estudantes, veterinários, bombeiros civis e membros da Associação Ouropretana de Proteção Animal (Aopa), o grupo de voluntários passou a madrugada na base policial montada próximo ao distrito e teve a entrada permitida por volta das 7h30, de acordo com Carla. “Infelizmente, muitos equinos e bovinos vieram a óbito”, disse a veterinária.

Ao todo, cerca de 50 animais foram resgatados. Carla disse que 32 deles, salvos por seus próprios donos, foram vacinados, vermifugados e receberam anti-pulgas. O grupo conseguiu retirar mais de 15 cães e gatos do lugar nesta manhã. A maior parte dos bichos foi identificada por seus donos ainda na base policial. Aqueles que não conseguiram abrigo foram levados para o canil de Mariana, onde também receberam cuidados.

Cães em estado delicado receberam atendimento em clínica de Ouro Branco  (Foto: Carla Sássi/Arquivo pessoal)
Cães receberam atendimento em clínica de
Ouro Branco (Foto: Carla Sássi/Arquivo pessoal)

Dois cachorros em estado mais delicado foram levados para uma clínica veterinária na cidade de Ouro Branco. “Um estava soterrado, repleto de barro, só conseguimos fazer o atendimento inicial no local, estava muito debilitado”, descreveu a veterinária. No outro, da raça poodle, ela identificou uma infecção nos olhos. Ambos foram medicados, limpos e irão para adoção.

“Dez cães mais ariscos e quatro ou cinco gatos não conseguimos resgatar. Colocamos ração e vasilhas de água [em áreas não atingidas] e vamos retornar na segunda-feira”, contou Carla Sássi. A ideia dos voluntários é fazer um mutirão de castração.

Cachorro sujo de lama após resgate em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Foto: Carla Sássi/Arquivo pessoal)Cachorro sujo de lama após resgate em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Foto: Carla Sássi/Arquivo pessoal)
Voluntários resgataram animais em Bento Rodrigues, nesta sexta-feira (6). (Foto: Carla Sássi/Arquivo pessoal)Voluntários resgataram animais em Bento Rodrigues, nesta sexta-feira (6). (Foto: Carla Sássi/Arquivo pessoal)
Aproximadamente 50 animais foram salvos após rompimento das barragens (Foto: Carla Sássi/Arquivo pessoal)Aproximadamente 50 animais foram salvos após rompimento das barragens (Foto: Carla Sássi/Arquivo pessoal)
População não abandonou os animais, disse veterinária Carla Sássi (Foto: Carla Sássi/Arquivo pessoal)‘População não abandonou os animais’, disse veterinária Carla Sássi (Foto: Carla Sássi/Arquivo pessoal)
Fonte: G1

Deixe uma resposta