animais enxergam

Cachorros e a TV: o que os animais enxergam na telinha?

Há animais de estimação que sabem se sentar, dar a patinha, alcançar um objetivo, se fingir de morto e deitar na hora indicada. Mas, você sabia que existe uma relação entre cachorros e a TV? Por exemplo, um pastor alemão chamado Falco virou uma celebridade mundial ao choramingar quando assistir a cena da morte de Mufasa no filme O Rei Leão.

Será que o animal sabia o que estava assistindo? Os vídeos de cães interagindo com programas, séries ou filmes são populares na internet. A publicação com Falco ultrapassou a marca de um milhão em 60 dias. Todavia, a ciência ainda não comprovou que se há um entendimento a respeito do que estão sendo exibido na telinha.

De acordo com reportagem do jornal, El País, ainda não tem como cravar que os bichinhos enxergam, compreendem ou se emocionam com a televisão. Uma pesquisa realizada em 2016 com 320 cães de raças diferentes (poodles, dachshunds e chihuahuas) descobriu que o comportamento dos cachorros e a TV varia muito.

Além disso, dois animais na mesma residência podem reagir de forma distinta. Por exemplo, alguns podem choramingar, procurar algo atrás do aparelho e até ignorar tudo. Essas ações tendem a mostrar que o bichinho assimila o que está sendo transmitido. Só que essa pesquisa foi considerada pequena e não deve ter os resultados generalizados.

Todavia, os resultados do levantamento também revelaram uma distinção entre as raças ao ver a televisão. No grupo estudado, 52% dos poodles assistiam à televisão, enquanto apenas 11% dos dachshunds o faziam. O trabalho também indicou que a educação dos bichinhos também pode influenciar no ato de prestar ou não atenção a TV.

Cachorros e a TV

Vale salientar que a questão muda de figura quando se leva consideração o grupo com cães de terapia. Ou seja, os animais treinados para auxiliar no tratamento de alguém doente. Quando são estudados, 60% destes bichinhos viam a televisão, enquanto somente 20% dos cachorros sem esse treino paravam para dar uma olhada.

Cachorros e a TV

Foto: Free Pik

As informações extraídas da experiência com cachorros de terapia indicam que a postura de assistir a TV está ligada a capacidade de interação entre o animal de estimação e o seu respectivo tutor.

Outra pesquisa publicado em 2013 na revista científica Animal Cognition indicou os cachorros identificam outros cães na televisão. Para chegar a essa conclusão, foram exibidas fotos de várias raças e, ao mesmo tempo, de outras espécies. Os pesquisadores até inseriram imagens de seres humanos.

Todos os cães que passaram pela experiência tiveram a capacidade de diferenciar as imagens de cachorros. Entretanto, o estudo é considerado de pequeno alcance para que os resultados sejam encarados como algo concreto para todos os animais. Afinal, apenas nove cães passaram por esse exercício de reconhecimento.

Visão de cães x visão humana+

Até os dias de hoje, a certeza é que os cães não visualizam o mundo como o ser humano. Mesmo que haja uma teoria que os cachorros somente enxergam em preto em branco, isso é uma mentira. Os cachorros são capazes de notar as cores, porém não percebem o leque inteiro.

Cachorros e a TV

Foto: Free Pik

Isso se sucede porque a visão canina distingue menos gamas de cores. Já o campo de visão das pessoas é tricromático. Isso quer dizer que o ser humano consegue perceber o vermelho, o azul e o verde. Enquanto o cão só difere entre azul e amarelo.

Fonte: Portal do Dog

Deixe uma resposta