Bola de pelos nos gatos: saiba o que é isso!

Os gatos são animais extremamente limpos e fazem sua higiene com sucessivas lambidas no corpo. O único problema é que esses pelos viram uma bola de pelos depois que eles engolem.

O que são bola de pelos

As bolas de pelos formam o que chama-se de tricobezoar, que são formados por, além da bola de pelo, secreções  gástricas, isto é o que o gato costuma vomitar, pois acumularam pelos no sistema digestivo. “Em alguns casos, quando o felino não as expele, pode ocorrer até obstrução intestinal e a necessidade de uma intervenção cirúrgica”, comenta Bárbara Benitez, veterinária.

Cuidados com os gatos

Para o gato, expelir essas bolas de pelo através do vômito é melhor do que defecá-las, entretanto se ele tiver dificuldades em vomitá-las, deverá defecar, o importante é expelir a bola de pelo. Os mais afetados são os gatos de pelos longos, como os persas. Por isso é fundamental que o tutor escolha um alimento específico para eles. “Uma dica é escolher alimentos que contenham óleo mineral e fibras, que estimulam a regulação intestinal e ajudam a evitar bolas de pelos”, explica Bárbara.

Fonte: Alto Astral

Deixe uma resposta