Bola de pelo na garganta do gato: como evitar?

Quem tem gato já está acostumado com o momento do dia no qual ele lambe todas as partes do corpo. Com esse comportamento típico,  gatos acabam engolindo pelos que podem se acumular no sistema digestivo formando as chamadas bolas de pelo.

Como os pequenos rolinhos de pelo não são digeridos pelo organismo, com frequência os gatos expelem essas formações por meio do vômito. “Se o apetite do gato está dentro da normalidade, o dono não precisa se preocupar porque é normal”, explica Keila Regina de Godoy, médica veterinária da PremieR pet.

Segundo a especialista, o problema é quando esse acúmulo de pelos não é expelido pelas fezes ou pelo vômito, fazendo com que a bola de acumule no aparelho digestivo. “Isso pode causar, em alguns casos, obstrução intestinal”, completa.

Como evitar a bola de pelos

Alimentação

Gatos de pelo longo devem ter uma alimentação diferenciada, com alimentos que ajudem a prevenir as bolas de pelos. Os alimentos com quantidades aumentadas de fibras são os mais indicados porque auxiliam a eliminação de pelos nas fezes.

Escovação

Escovar os gatos diariamente ou, no mínimo, a cada três dias e outra dica importante para evitar o acumulo das bolas de pelos. Segundo os especialistas, a medida ajuda a remover os pelosmortos, evitando que grandes quantidades sejam ingeridas.

Banho

Seja em casa ou no pet shop, dar banho a cada 15 dias também é o mais indicado para evitar o problema recorrente na vida dos felinos.

Atividades e ambiente

O tédio e o sedentarismo potencializam o comportamento de se lamber, por isso oferecer atividades e distrações aos gatos é uma maneira de evitar que os bichanos fiquem se lambendo. Um ambiente que estimule as brincadeiras, interação e exercícios físicos é o ideal. Além disso, há opções no mercado, como graminhas próprias para gatos que vivem dentro de casa, que ajudam no controle das bolas de pelos.

Fonte: Bolsa de Mulher

Deixe uma resposta