Animais de estimação pequenos: como escolher o pet ideal?

Está pensando em ter um pet de estimação, mas não sabe como escolher? Não se preocupe, veja a seguir várias dicas para te ajudar nessa escolha!

Escolher um pet não é fácil, principalmente para pessoas que moram em apartamentos ou pequenas casa e não podem oferecer espaço suficiente aos novos membros da família. Nesses casos, é necessário analisar quais animais de estimação pequenos combinam mais com o cotidiano de cada um.

Muitos tutores deixam de ter um bichinho de estimação, pois acham que morar em locais pouco espaçosos é um empecilho, já que muitos dos pets precisam de espaço para brincar ou até mesmo descansar.

Contudo, existem diversas variedades de animaizinhos pequenos que podem ser perfeitos para pessoas com pouco espaço, dinheiro e tempo!

Como escolher o animal de estimação certo para mim?

animais de estimacao pequenos

Muitas pessoas acham que os cães são os únicos bichinhos de estimação, porém outros animais também podem estar incluídos nesse grupo. Por isso, escolher o pet ideal tem a ver não só com raças de cachorro, mas sim diversas espécies de animais.

Sendo asssim, como escolher o animal de estimação certo? Antes de tudo, é importante pensar nos gastos – alimentação, higiene, consultas veterinárias e outros – que cada pet trará para o novo cotidiano e então analisar se é possível incluí-lo as outras despesas.

Caso o pet escolhido seja um animal exótico ou silvestre, é necessário obter todos os documentos necessários, nos quais permitem a estadia dele em uma propriedade, para que não seja considerado um ato ilegal.

Alguns tipos de bichinhos não são permitidos em determinados condomínios, por isso é importante pesquisar as leis sobre cada moradia antes de decidir qual será o animalzinho ideal.

Alguns dos melhores animais de estimação pequenos

animais de estimacao pequenos

A indecisão na hora de decidir um novo amigo de estimação pode ser grande, por isso nós separamos alguns animais de estimação pequenos e diferentes perfeitos para pessoas que buscam praticidade e muito amor.

Furão

Os furões são pets muito carinhosos, brincalhões e adoram se sentir livres, mas podem morar em casas pequenas sem nenhum problema!

Na maioria das vezes, os furões costumam morar em gaiolas, ainda mais porque adoram se esconder. Contudo, para brincar, os pequenos preferem sair da casinha e explorar os diversos locais da casa.

Esse bichinho pode ser perfeito para aqueles que não possuem muito tempo, já que não exigem do tutor muitas atividades; mas precisam sair de suas gaiolas pelo menos uma vez por dia. Outra grande vantagem é que dificilmente fazem barulhos altos.

Assim como os outros pets, os furões precisam tomar vacina anualmente, visto que possuem predisposição a ter doenças crônicas e custosas.

Chinchila

Para pessoas mais calmas, que adoram ter dias tranquilos, as chinchilas são ótimos animais de estimação. Basicamente, são extremamente dóceis, não exigem muito esforços para realizar suas atividades físicas e podem viver tranquilamente em uma gaiola.

Outra vantagem é o silêncio que proporcionam para o ambiente, já que são bichinhos extremamente silenciosos, até quando estão se divertindo. Mas além de serem silenciosos, eles mesmo preferem morar em ambientes mais calmos e sem barulho.

Por isso, pessoas que adoram barulho, sons altos e bagunça, talvez as chinchilas não sejam as melhores opções.

Peixe

Os peixinhos são animais perfeitos, principalmente para pais que querem dar um bichinho de estimação para seus filhos.

Isso porque muitos peixes não precisam de um grande espaço para viver, nem exigem cuidados rigorosos e difíceis de serem atendidos. Contudo, existem espécies de peixes que exigem uma atenção e até mesmo um espaço maior para poderem viver saudáveis.

Para aqueles que não possuem muito tempo em sua rotina, os peixes podem ser a melhor opção, ainda mais porque não exigem do proprietário nenhum tipo de atividade física.

Pássaro

Já os pássaros podem ser perfeitos para diversas pessoas, já que cada espécie possui diferentes características, desde as mais interativas até as mais reservadas. O tamanho dos pássaros também varia, por isso só depende da pessoa responsável pela escolha saber qual o melhor pet para ela.

Segundo a veterinária Mariana Pestelli, algumas das espécies, principalmente aquelas de bico torto, tendem a fazer mais barulho, por isso verifique se no local onde você mora é permitido ou não ter animais de estimação que emitem sons altos.

Contudo, para quem busca um pet de estimação divertido, bonito e ainda por cima prático, um pássaro pode ser a escolha perfeita!

Cachorro

Um dos pets mais desejados é o cachorro. Assim como os pássaros, cada raça de cães possui uma determinada característica, por essa razão é capaz de agradar a muitas pessoas, sejam elas mais calmas ou agitadas.

Para pessoas que moram em apartamentos, as melhores raças de cães são: Poodle, Yorkshire, Maltês, Shih Tzu, Lhasa Apso, Pug, Buldogue Frances e outras. Mas vale lembrar que quando cachorros não possuem muito espaço para se exercitar e brincar, é necessário que saiam para passear.

Alguns cães são muito ligados aos seus tutores e ficam muito tristes quando passam muito tempo longe deles. Por isso, pessoas que costumam ficar fora de casa o dia todo, o mais indicado é escolher raças mais independentes.

Gato

Assim como os cães, os gatos são animais muito desejados e admirados. Muitas vezes, pessoas que buscam um animal independente, amável, prático e tranquilo, acabam escolhendo um gatinho, afinal, eles oferecem tudo isso e muito mais!

Os gatos são muito calmos e não exigem dos tutores grandes esforços para praticar exercícios. Além disso, suas exigências podem ser atendidas de maneira prática e fácil, já que apenas precisam de uma caixa de areia, um comedouro, um bebedouro, uma caminha, brinquedinhos e muito amor para poderem viver felizes e satisfeitos.

Fonte: BlogPetz

Deixe uma resposta