É fato que cães precisam de exercício regular (com variações de intensidade, dependendo do porte e do nível de energia); não é saudável mantê-los presos ou somente no quintal, mesmo que ele seja espaçoso.
O passeio proporciona inúmeros benefícios, entre eles gasto de energia, maior ligação entre cão e dono, socialização com pessoas e outros cães, bem como exposição a diferentes cheiros, barulhos e movimentos. Tudo isso, combinado, contribui para que os cães tenham menos tendência a desenvolver comportamentos obsessivos, medos etc.
Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas valiosas que devem ajudar você a se divertir com seu amigo canino durante os passeios.
1- Segurança é fundamental
Mantenha sempre uma plaquinha de identificação do seu cão na coleira. Nela inclua o nome dele e telefones para contato, caso ele se perca. Claro que a gente não quer que isso aconteça, mas é sempre bom se prevenir.
Existem vários modelos; esse foi o que escolhi para a Paçoca (na parte de trás estão gravados os telefones)
2- Fuja dos enforcadores
Embora os enforcadores tenham sido usados frequentemente até pouco tempo atrás, hoje a tendência é de evitá-los, pois eles geram desconforto no pescoço e deixam o cão confuso.
Por outro lado, peitorais comuns, daquelas com o gancho nas costas do cão, não são indicadas porque favorecem os puxões — situação bastante recorrente, mas perigosa, portanto deve ser evitada.
Opte por uma coleira comum de pescoço ou uma peitoral antipuxão, se o seu cão tiver o costume de puxar muito. Existem algumas marcas boas no mercado e para todos os portes de cachorros.
A grande diferença da peitoral antipuxão é que nela a guia se conecta na parte da frente do cão, e não nas costas, como nas peitorais mais comuns; e acredite: isso muda tudo para melhor
3- Acostume o cão com a guia
Embora a maioria dos donos de cães gostem que eles fiquem animados sempre que veem a guia, essa excitação toda pode atrapalhar bastante. Por isso, crie o hábito de pegá-la várias vezes ao dia, sem fazer contato visual com o cão, e deixá-la em diferentes partes da casa. Com o tempo, a tendência é de que o objeto se torne comum para ele.
Por outro lado, há cachorros que ainda precisam ser acostumados a usar a coleira e a guia. Isso acontece bastante com filhotes e com os que são resgatados das ruas, mas pode ser resolvido facilmente também: basta ir aos poucos, sempre agradando o cachorro com petiscos e frases de encorajamento, como “muito bem” (por exemplo: coloque a coleira no pescoço no primeiro dia e deixe por 5 minutos; no dia seguinte, aumente para 10 minutos, e assim por diante).
4- Nada de euforia
É bem importante esperar para sair quando o cão estiver mais calmo. Isso porque euforia significa cão sem foco no dono, afoito para cheirar e correr sem controle, o que não combina com um passeio equilibrado.
O estado de calma que se espera dos cachorros começa nos donos, afinal os nossos amigos caninos absorvem a energia ao redor. Portanto, nada de colocar a culpa neles!
É engraçado, mas nada saudável :/
5- Conduza seu cão
Você e seu cão estão mais tranquilos? Então é hora de sair. Mantenha-o sempre ao seu lado ou levemente para trás e decida o percurso: essas duas atitudes já demonstram claramente sua posição de liderança. Aos poucos, ele vai entender que não deve andar à frente e vai começar a prestar mais atenção aos seus movimentos. O mesmo deve ser feito ao passar por portas ou portões: em todas as ocasiões, conduza seu amigo.
Mantenha-se calmo e confiante 🙂
6- Recompense seu cão durante a caminhada
Sempre que o cachorro se mantiver tranquilo durante o passeio, recompense-o com petiscos e/ou permitindo que ele pare para cheirar. Lembre-se: é você quem decide o momento e o tempo dedicados a isso, e não ele.
Paçoca e Sol, minha duplinha dinâmica
7- Mantenha a liderança mesmo após a caminhada
É bem comum que os donos relaxem no retorno, e os cães logo percebem a chance de os testar de diferentes formas. Logo, ao voltar para casa, não pare de se comportar como líder: acostume-o a esperar pacientemente enquanto você organiza suas coisas.
Lá em casa é assim, rs
8- Torne isso um hábito
Certamente, controlar-se e estabelecer uma nova rotina é desafiador; porém, é também bastante saudável e traz ótimas recompensas. Mantendo a frequência e a intensidade adequadas ao nível de energia do seu cão, você vai notar as diferenças rapidamente: em vez de gerar estresse e frustração, os passeios vão se transformar em momentos de relaxamento. Nada mal, né?
Fonte: MegaCurioso