shih tzu

10 curiosidades incríveis sobre a raça shih tzu

De porte pequeno e robusto, com a pelagem longa e lisa, o cãozinho shih tzu é uma raça muito querida por todos. Afinal, a personalidade forte e os olhinhos amendoados conquistam qualquer um. E provavelmente você conhece alguém que tenha um shih tzu ou em algum momento da vida, já pensou em ter como amigo esse irresistível cãozinho. Por isso, separamos 10 curiosidades incríveis sobre ele.

1 – Ele é chinês

O shih tzu é de origem chinesa. Mas acredita-se que na verdade ele foi originado no Tibet no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. O cãozinho ainda foi o animal de estimação favorito da família real chinesa durante a dinastia Ming.

2 – Várias cores

Os shih tzus são muito fofos devido ao pelo comprido, entretanto, esses cachorrinhos não tem um padrão de cor definido, diferente de outros cães. Sendo assim, escolher o shi tzu pela cor pode ser uma missão difícil e trabalhosa. Mas geralmente eles são bicolor, podendo apresentar a pelagem branca com marrom ou branca com preta e ainda preta com marrom.

3 – Um pequeno leão

O mais comum é chamarmos esse cãozinho de shih tzu, mas ele pode ter vários outros apelidos divertidos, como: cheetos, shiatsu e shin tzu. E shih tzu significa “cão leão”.

4 – Perfeitos para apartamento

É muito comum vermos o shih tzu sendo criado em ambientes pequenos, e de fato esses cães se adaptam bem ao estilo de vida em apartamentos. Eles também podem ser criados em casas, mas o ideal é que fiquem dentro da residência, pelo menos na parte da noite, devido ao tamanho e fragilidade do cãozinho.

5 – Shih Tzu x Lhasa Apso

Em 1935 o pequeno shih tzu pertencia ao mesmo grupo que o lhasa apso, devido a aparência muito semelhante, como o pelo sedoso e o formato do focinho. Mas ao decorrer do tempo percebeu-se algumas diferenças no comportamento e na aparência de ambos e hoje são considerados cães de raças distintas. Inclusive, o shih tzu é considerado mais dócil e menos reservado com estranhos.

6 – Amigo de todos

Por serem menos reservados com estranhos, os cães da raça shih tzu tendem a fazer amizade com todos de maneira muito fácil, por isso o tutor deve estar atento se pretender deixar o animal solto durante os passeios. Além disso, o shih tzu é considerado um cão de companhia.

7 – Brincalhão sim, teimoso também!

Assim como a maioria dos cães de origem chinesa, o shih tzu é bastante inteligente e teimoso, por isso adestrá-lo pode ser uma missão difícil. Esse cachorrinho ocupa o 70º lugar no ranking de inteligência canina. Eles ainda são bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta, logo, eles não são silenciosos.

8- Companheiro da família toda

Esse cãozinho é muito alegre e brincalhão. Entretanto, a familiarização do shih tzu com outros pets deve ser feita desde cedo. Ele ainda tende a criar fortes laços com os tutores.

9 – Olhos delicados

Assim como o pug, o shih tzu tem os olhos proeminentes, ou seja, expostos. Por isso, o tutor precisa redobrar o cuidado, procurando manter os olhos do animal sempre limpos para evitar a lágrima ácida. Além disso, como eles têm o focinho pequeno, o tutor deve ter cuidado com quinas de móveis da casa e com flores durante os passeios para que não machuque os olhos do cãozinho.

10 – Um animal ativo, mas não muito

Eles adoram brincar, mas assim como os humanos, os shih tzus podem ser preguiçosos, tendo a tendência a ficar muito tempo deitados. Por isso é essencial que o tutor faça passeios e brincadeiras para cuidar da saúde física e mental do cãozinho. Incentivos com bolinhas e outras atividades em casa são muito importantes para evitar o transtorno de ansiedade no animal e até mesmo a obesidade.

Fonte: Metrópolis

Deixe uma resposta